17-07-2019 Mariana Martinho Imprimir PDF     Print    Print

Heloísa Apolónia, cabeça de lista por Leiria

Modernização da Linha do Oeste e a saúde serão “as grandes bandeiras da CDU para o distrito”

A construção de uma nova unidade hospitalar para a região, a modernização da linha do Oeste, assim como um plano de mobilidade serão as bandeiras defendidas pela deputada e dirigente de Os Verdes, Heloísa Apolónia, que vai concorrer às eleições legislativas de outubro como cabeça de lista da CDU por Leiria, círculo onde o partido não elege nenhum deputado desde 1987.

[+] Fotos
Visita à Unidade Hospitalar de Peniche
Depois da sua apresentação oficial no início deste mês, a candidata, que sempre concorreu pelo círculo eleitoral de Setúbal, efetuou a sua primeira ação de pré campanha eleitoral, na passada quinta-feira, pelo distrito.
Acompanhada por uma delegação da CDU, Heloísa Apolónia visitou a unidade hospitalar de Peniche, onde constatou as “prementes e grandes necessidades de recuperação do edificado hospitalar de Peniche, tal como verificámos noutra deslocação que efetuámos à unidade de Caldas da Rainha”, e ainda a “necessidade de investimento na modernização de equipamentos básicos como camas de internamento”. Face isso, a “CDU reitera a sua proposta da construção de um novo hospital de referência no sul do distrito de Leiria, medida que não deve significar o encerramento de nenhuma das unidades hospitalares atualmente existentes, pelo contrário integrando-as numa rede alargada de cuidados de saúde modernos e de proximidade”.
A deputada também alertou para a “séria carência de recursos humanos em todos os três hospitais do Centro Hospitalar do Oeste”, nomeadamente ao nível de pessoal médico de várias especialidades, e em especial no serviço de urgências, e nesse sentido, propõe que “sejam consideradas medidas extraordinárias de contratação de médicos e de incentivo à fixação de pessoal médico no distrito”, como por exemplo a criação de uma Faculdade de Medicina, integrada na Universidade de Leiria, projeto esse “que há muito a CDU defende”.

“A CDU exige a modernização integral e eletrificação da linha”

Além da saúde, o partido considera como “matéria prioritária a modernização da Linha do Oeste”, sendo “um investimento que contribuirá para o desenvolvimento da região, da componente económica”, assim como “da mobilidade das populações”. No mesmo dia, Heloísa Apolónia também reuniu-se com a Comissão de Defesa da Linha do Oeste, onde verificou que alguns problemas se mantêm, como a “carência e estado do material circulante, com décadas de serviço, a falta de informação automatizada sobre os horários dos comboios e a progressiva degradação das estações e apeadeiros”.
Segundo a candidata, ”estamos a falar do direito à mobilidade das populações, que está profundamente prejudicado pelas condições em que funciona esta linha ferroviária”, como tal “a CDU continuará sem tréguas até estar garantido o direito à mobilidade ferroviária da população, com a linha do Oeste modernizada”. Relativamente à portaria, que foi publicada nesse mesmo dia e que determina a abertura do concurso para a eletrificação da Linha de Meleças até Torres Vedras, a deputada sublinhou que a “importância estratégica desta via de comunicação ferroviária obriga a que a eletrificação e modernização da linha, se faça em toda a sua extensão e sem mais adiamentos”. Face a isso, a CDU defende que esta reivindicação “seja concretizada rapidamente”.
No âmbito do setor dos transportes, a CDU propõe ainda um programa de mobilidade para o distrito, que “garanta um verdadeiro serviço público de transportes para todo o território, que integre as componentes rodoviária e ferroviária, e que tenha como eixo estruturante e nodal a Linha do Oeste”. Além disso que “abarque zonas como o Pinhal de Leiria e que preveja a existência de um passe intermodal para a região”.
Apesar de habitualmente ser eleita por outro círculo eleitoral, a candidata mostrou-se confiante com a sua eleição, pois acredita que “reforçará o grupo parlamentar d’Os Verdes, no sentido de podermos ser porta-vozes dos problemas e das preocupações das populações deste distrito na Assembleia da Republica”. Garantiu ainda que pretende “batalhar pela sustentabilidade desde território para encontrar soluções justas e eficazes no sentido de garantir melhores padrões de vida, sociais e ambientais” à região.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar