17-06-2014 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Dina Aleixo Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 17 jun (Lusa) -- Notícias breves do País:

Redação, 17 jun (Lusa) -- Notícias breves do País:

CALDAS DA RAINHA: Comissário Europeu elogia agricultura portuguesa

A agricultura portuguesa "está a tornar-se cada vez mais dinâmica e inovadora", disse o porta-voz do Comissário Europeu responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Roger Waite, no final de um conjunto de visitas a projetos agrícolas da região Oeste do país.

A visita, que incluiu um grupo de jornalistas, foi organizada pela Direção Geral da Agricultura da Comissão Europeia e, segundo a mesma fonte, citada num comunicado enviado às redações, permitiu concluir que "a agricultura é um setor muito importante em Portugal" que "teve e vai continuar a ter um papel indispensável na recuperação económica".

O surgimento de novos agricultores, a modernização das explorações, a promoção das organizações agrícolas e o acesso a programas comunitários foram alguns dos termas abordados em encontros com o Secretário de Estado da Agricultura no Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas e os produtores.

NAZARÉ: Delfim Bismarck em palestra sobre "Genealogia Hoje"

O historiador Delfim Bismarck vai proferir no sábado, 21 de junho, às 15:30, no auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, uma palestra sobre o tema "Genealogia Hoje".

"A ciência genealógica está cada vez mais em voga. Para além de ciência auxiliar de história Genealogia é hoje uma importante ferramenta complementar da medicina e de tantas outras ciências", refere Bismarck, citado numa nota de imprensa da autarquia.

Delfim dos Santos Bismarck Álvares Ferreira é mestre em História da Idade Média, na especialização de História Económica, Social e Cultural (FL-UC), licenciado em História, variante de História da Arte (FCSH-UNL), pós-graduado em História e Património Local (ISCIA) e diplomado em Genealogia e Heráldica (IPH e UML).

PENICHE: Incêndio urbano obriga a realojar moradores

Um incêndio num apartamento da cidade de Peniche deixou hoje de madrugada três moradores desalojados.

O incêndio começou na cozinha, onde ficou restrito, e foi provocado por uma máquina de lavar, que pegou fogo, disse o comandante dos Bombeiros de Peniche.

Devido ao intenso fumo e ao facto de os moradores estarem a dormir, as vítimas inalaram muito fumo e tiveram de receber assistência hospitalar para receberem oxigénio.

No local, estiveram 21 bombeiros apoiados por sete viaturas, informou o Centro Distrital de Operações de Socorro. Os moradores foram realojados temporariamente em casa de familiares.

AÇORES: Incêndio na Casa de Saúde de São Miguel

Um "pequeno incêndio" deflagrou esta manhã num quarto da Casa de Saúde de São Miguel, em Ponta Delgada, sem provocar vitimas, disse fonte da Proteção Civil dos Açores.

A mesma fonte adiantou à Lusa que o incêndio, na instituição que trata doentes do foro psiquiátrico, "teve origem num dos colchões dos quartos" e deflagrou cerca das 10:00 locais (11:00 em Lisboa), sendo "rapidamente extinto".

No local estiveram dez bombeiros, duas ambulâncias, um pronto-socorro e um autotanque, acrescentou.

SINTRA: Orquestra Sinfónica Portuguesa abre festival

A 49ª edição do Festival de Sintra arranca esta sexta-feira, às 21:00, com o concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.

A edição deste ano decorre entre 20 de junho e 11 de julho e os concertos vão ter lugar nos locais históricos do concelho.

As informações sobre programação e venda de bilhetes podem ser consultadas no site www.festivaldesintra.pt.

AMADORA: Crianças participam no projeto "Menos Sal Mais Sabor a Vida"

A primeira sessão do programa educacional do projeto "Menos Sal Mais Sabor a Vida", que arranca na quinta-feira, no Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, na Amadora, vai contar com a participação de 45 crianças, foi hoje divulgado.

De acordo com um comunicado, a sessão visa ensinar aos estudantes, recorrendo a jogos e a materiais didáticos, "o que é uma alimentação saudável, qual o risco do consumo excessivo de sal e de sódio para a saúde e dicas que ajudam a reduzir este consumo".

Na sessão, as crianças vão ter ainda a oportunidade de frequentar um 'workshop' de culinária com o chefe Fábio Bernardino.

SANTARÉM: Detido por suspeita de homicídio

A Polícia Judiciária anunciou hoje um homem, de 66 anos, suspeito do homicídio da mulher, de 65 anos, ocorrido na noite de quinta-feira na residência de ambos, em Santarém.

Em comunicado, a PJ informa que o homem terá provocado a morte da mulher por asfixia, tendo sido o próprio a, mais tarde, alertar a emergência médica, "fazendo crer que a vítima tinha sido acometida de doença súbita e inesperada".

Acusado da prática de homicídio qualificado, o homem aguarda a aplicação de medidas de coação.

SANTARÉM: Obras na ponte Salgueiro Maia condicionam trânsito

A circulação na ponte Salgueiro Maia, no IC10, na travessia do Tejo entre Santarém e Almeirim, vai estar condicionada até 29 de outubro, devido a uma intervenção que visa fazer a correção altimétrica do tabuleiro entre os quilómetros 3 e 7,6.

A partir de quinta-feira e até 25 de agosto haverá basculamento do tráfego do lado direito e entre 26 de agosto e 29 de outubro do lado esquerdo.

ALMEIRIM: Refeitórios escolares funcionam nas férias

O município de Almeirim vai assegurar o serviço de refeição (almoço) aos alunos mais carenciados do concelho no período de férias de verão, até 29 de agosto, anunciou hoje a autarquia.

As refeições serão servidas entre as 12:00 e as 13:30 nos refeitórios das escolas dos Charcos, de Cortiçóis e de Fazendas de Almeirim (na EB 2,3 e no Centro Escolar).

APE/DYA/FYC/MLL/RAZB/TAZM // JLG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar