22-12-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

21 mortes na região Oeste, 5 nas Caldas, na última semana

Já se verificaram 122 mortos com Covid-19 na região Oeste desde o início da pandemia. Desde a semana passada houve mais 21 mortes (5 nas Caldas da Rainha e em Alenquer, 4 no Bombarral, 3 em Peniche, 2 na Lourinhã e 1 em Torres Vedras e Alcobaça).

O concelho de Torres Vedras era o que registava mais mortes (25), seguindo-se Alenquer (22), Alcobaça (16), Caldas da Rainha (15), Peniche (12), Cadaval (9), Bombarral, Lourinhã, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço (5), Nazaré (3). Óbidos era o único concelho do Oeste sem óbitos.
Segundo os dados apurados pelo JORNAL DAS CALDAS, com base na divulgação feita até ao final do dia 21 de dezembro pela Comunidade Intermunicipal do Oeste, atualizada por alguns municípios, o número de casos ativos de Covid-19 na região Oeste era 1249 (menos 17). Alenquer – 284 (menos 62) era o concelho que apresentava o maior número, seguindo-se Torres Vedras – 240 (menos 52), Caldas da Rainha – 185 (mais 14), Alcobaça – 180 (mais 18), Lourinhã – 106 (mais 77), Peniche – 80 (menos 32), Arruda dos Vinhos – 57 (mais 6), Sobral de Monte Agraço – 30 (mantém), Óbidos – 28 (mais 8), Cadaval – 27 (mais 3), Bombarral – 18 (menos 1) e Nazaré – 14 (mais 4).
Por freguesias, em Alenquer existiam 75 ativos em Olhalvo (mais 16), 67 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais (menos 40), 28 na Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha (mais 9), 23 na União de Freguesias de Alenquer (menos 32), 19 em Ribafria e Pereiro de Palhacana (mais 8), 18 na Abrigada e Cabanas de Torres (mais 5), 17 em Ventosa (menos 15), 14 na freguesia de Meca (menos 10), 12 em Carnota (menos 3), 8 na Ota (mais 1) e 3 em Vila Verde dos Francos (mantém).
Em Torres Vedras havia 101 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais (mais 29) e 531 contactos sob vigilância ativa (menos 29) das autoridades de saúde.
A distribuição de casos ativos pelas freguesias do concelho era a seguinte: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira: 93 (menos 3); Santa Maria, São Pedro e Matacães: 47 (menos 18); Silveira: 21 (menos 21); Ventosa: 15 (mantém); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça: 12 (mais 5); Ramalhal: 12 (mais 3); Turcifal: 12 (mais 8); São Pedro da Cadeira: 11 (menos 10); União das Freguesias de Dois Portos e Runa: 7 (menos 5); Ponte do Rol: 5 (menos 1); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões: 4 (mantém); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo: 1 (menos 2).
O surto associado a empresas agrícolas apresentava 45 casos ativos (menos 23). 40 pertenciam à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (menos 7), 3 à freguesia de Silveira (menos 15), 1 à freguesia de Ponte do Rol (menos 1) e 1 a Santa Maria, São Pedro e Matacães (mantém).
Em Peniche os casos ativos eram registados na cidade (40, menos 18), nas freguesias de Atouguia da Baleia (25, mais 3), Ferrel (3, menos 5) e Serra d’El Rei (12, menos 12). Havia 366 289 pessoas em quarentena ou sob vigilância (mais 77).
Nos restantes concelhos do Oeste não foram divulgadas mais informações.

Quatro infetados na Misericórdia das Caldas da Rainha

Dois utentes e dois colaboradores da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha foram detetados com Covid-19, depois de terem sido feitas testagens a todos os utentes e colaboradores das respostas seniores da instituição, bem como outros contactos próximos, informou o provedor, Lalanda Ribeiro.
Um colaborador apresentou no dia 11 um resultado positivo nas testagens semanais que são efetuadas e em sequência foi acionado o plano de contingência da instituição bem como todas as medidas adicionais indicadas pela autoridade de saúde Local.
Assim, foram imediatamente providenciadas as testagens, em resultado das quais foram identificados os restantes três casos positivos.
“Os dois colaboradores positivos estavam em casa, em ‘espelho’, e acreditamos que os eventuais contactos tenham sido mínimos. Mantêm-se isolados em casa”, descreveu o provedor.
Quanto aos utentes identificados como positivos, estão assintomáticos e em isolamento na instituição, com o devido acompanhamento.
Foram entretanto iniciadas as testagens a todos os colaboradores da Misericórdia caldense, mesmo os que não estão diretamente relacionados com as respostas seniores.
Um surto no Lar Vida Maior, em Maceira, Torres Vedras, apresenta 40 (mais 17) casos ativos de infeção. 33 dos casos identificados pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, 1 em Santa Maria, São Pedro e Matacães, e 1 em Silveira, no concelho de Torres Vedras, 4 ao concelho da Lourinhã e 1 ao concelho de Bombarral.

Casos nas escolas

O Agrupamento de Escolas Raul Proença, nas Caldas da Rainha, continua a ser o único que com regularidade atualiza publicamente a informação referente a casos de Covid-19, tendo revelado no final do primeiro período letivo que existe apenas uma turma em isolamento profilático. Trata-se do 1º A, da escola básica do Bairro da Ponte, onde foi registado um aluno positivo. O isolamento da turma termina nesta quarta-feira, 23 de dezembro.
Há ainda dois alunos infetados, mas sem isolamento das respetivas turmas. Um caso é no 9º A e outro no 11º LH2, da Escola Secundária Raul Proença.
No Agrupamento de Escolas Joaquim Inácio da Cruz Sobral, em Sobral de Monte Agraço, há cinco alunos infetados no secundário (no 6º E, 6º G, 10º D, 12º A e 12º D), onde estão várias turmas em isolamento (6º E, 6º G, 12º A, B, C e D). Há ainda uma docente com Covid-19.

Autarca em isolamento

Pedro Barata, presidente da junta de freguesia de Ferrel, no concelho de Peniche, na sequência de um contacto próximo com um caso positivo, está em isolamento até ao final do ano, apesar de ter testado negativo.
“Encontro-me em teletrabalho, disponível como sempre, mas de forma virtual e substituído no terreno”, transmitiu o autarca.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar