22-11-2019 Rodolfo Franco Imprimir PDF     Print    Print

Em Defesa da Imprensa Local e Regional

Não somente em Portugal mas um pouco por todo o mundo os jornais locais estão em crise. Nesse campo estou a ajudar a divulgar a petição em defesa da imprensa local (link em baixo), que já mereceu destaque de vários orgãos de comunicação social.

No geral, nos últimos 15 anos os jornais locais perderam mais de 30% de tiragem e 35% dos seus jornalistas. Estudos académicos recentes indicam que o desaparecimento de jornais locais leva a eleitores menos informados, a maior abstenção e a políticos locais mais distanciados da população.
As dificuldades da imprensa e do jornalismo de investigação são sobejamente conhecidas e não ocorrem apenas em Portugal nem se limitam a Lisboa e decorrem, muito, da canibalização quase total do mercado publicitário por plataformas como o Google e o Facebook. Mas a questão é saber se pode existir uma democracia local de qualidade sem imprensa local. E é nossa opinião de que tal é impossível.


Link da Petição
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=Imprensalocal


Link para a Notícia da Lusa
https://www.lusa.pt/article/27326960/peti%C3%A7%C3%A3o-em-defesa-da-imprensa-local-e-regional-pede-novas-formas-de-financiamento
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar