18-03-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Pandemia fecha escolas, suspende cirurgias e interdita espaços públicos

Devido ao estado de pandemia em resultado da propagação do Covid-19, na região, tal como no país, foi suspenso o funcionamento de instalações municipais, condicionando ao máximo o atendimento, que passou a ser feito por telefone ou correio eletrónico, o mesmo acontecendo noutros serviços públicos. Foram suspensos espetáculos e eventos com concentrações de pessoas. As escolas fecharam e até os organismos de saúde restringiram a atividade, incluindo operações não urgentes e consultas. Muitas empresas na região encerraram e outras estão a funcionar sem atendimento presencial.

[+] Fotos
Tendas de triagem de suspeitos de Covid-19 no hospital das Caldas (foto Eduardo Vitorino)

 

No âmbito das medidas de contenção do Covid-19, o conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), que compreende as unidades das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, suspendeu toda a atividade clínica não urgente e clinicamente estável, nomeadamente consultas externas, intervenções cirúrgicas, sessões de hospital de dia e meios complementares de diagnóstico e terapêutica. Apenas será realizada atividade programada em casos clinicamente relevantes, cuja suspensão coloque em risco de vida o utente ou existir risco de prejuízo grave por ausência de intervenção.

Serão privilegiadas as consultas não presenciais, sempre que tal for clinicamente adequado.

O acesso às unidades hospitalares será limitado ao estritamente imprescindível, apenas para prestação de cuidados urgentes e clinicamente inadiáveis ou acompanhamento de doente dependente, sujeito a medição de temperatura corporal. 

Ficam interditas as visitas aos doentes internados e em regime de urgência. A informação clínica relativa a utentes internados será fornecida por telefone ao familiar que for indicado pelo utente como pessoa de contacto.

O pedido de relatórios clínicos ou de informação clínica deve, nesta fase, ser efetuado via mail para sec.rai.tv@choeste.min-saude.pt, enviando cópia do documento de identificação, cartão de cidadão ou bilhete de identidade.

Estas medidas estarão em vigor até 9 de abril, no entanto, poderão ser objeto de renovação ou revisão, de acordo com a evolução do surto e o nível de contingência.

Os utentes devem aguardar indicações de desmarcação de cirurgia e consulta, uma vez que se manterá a atividade urgente ou aquela que não interfira com a utilização de espaços necessários para o eventual isolamento ou tratamento de doentes.

A utilização de bares e refeitórios das três unidades hospitalares está restrita aos profissionais do CHO.

Na presença de sintomas como febre, tosse, falta de ar, cansaço e caso tenha regressado do estrangeiro ou contactado com doentes com queixas respiratórias não deverá recorrer às urgências hospitalares, mas sim ligar para a linha SNS 24: 808242424.

No exterior do hospital foram instaladas duas tendas para triagem de suspeitos de Covid-19, evitando que sejam atendidos nas urgências.

Desde esta semana, todos os hospitais do país - incluindo o do Oeste – poderão ter de receber doentes infetados com Covid-19. A situação deve-se ao facto dos hospitais de referência estarem a ficar com a lotação ocupando, tendo se recorrer aos hospitais de retaguarda e possivelmente aos tratamentos em casa.

 

Equipamentos municipais suspensos nas Caldas

 

O Município das Caldas da Rainha tomou um conjunto de medidas temporárias para minimizar riscos de exposição e contágio do Covid-19, a começar pela suspensão do atendimento presencial não urgente.

Apenas haverá acesso público ao edifício dos Paços do Concelho em casos considerados como urgentes e apenas no piso 0 por agendamento.

Foi suspensa a abertura ao público do Centro de Artes (Museus Municipais), o atendimento presencial e os tratamentos no Balneário Novo do Hospital Termal, e a utilização de todos os espaços desportivos públicos descobertos, incluindo o Skate Park.

Está suspenso o funcionamento das Piscinas Municipais, Piscina Escolar Raul Proença, Piscina de A-dos-Francos, Piscina de Santa Catarina (em obra), Pavilhões Desportivos Municipais, Biblioteca Municipal, Mercado Semanal (mercado de 2ª feira) e Clube Sénior.

O Município recomendou a suspensão de funcionamento da Piscina dos Pimpões, Piscina dos Bombeiros, outras piscinas e planos de água de uso coletivo, pavilhões desportivos de outras entidades, Mercado de Santana, Museu do Ciclismo, todos os espetáculos, conferências e reuniões alargadas no Centro Cultural e de Congressos, todas as atividades com entidades externas e público promovidas pela Associação de Desenvolvimento da Juventude, todos os espetáculos, feiras, conferências e reuniões alargadas na Expoeste e todas as atividades da Universidade Sénior Rainha D. Leonor.

Com funcionamento condicionado estará o Espaço Turismo (irá privilegiar-se o atendimento via digital e online, estando suspenso o atendimento direto ao público).

A Câmara apela aos munícipes para usarem os seguintes contactos: Telefone do Município: 262240000; Endereços de correio eletrónico: geral@cm-caldas-rainha.pt; secretaria@cm-caldas-rainha.pt; secretariado@cm-caldas-rainha.pt; Telefone dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento: 262240002; Endereços de correio eletrónico: geral@smas-caldas-rainha.pt; comercial@smas-caldas-rainha.pt

A autarquia anunciou outras medidas, como a redução em cinquenta por cento a lotação do Toma para possibilitar maior distância social entre os utilizadores, redução em cinquenta por cento a lotação do parque de caravanas da Foz do Arelho, suspensão do atendimento no Centro de Produtos Regionais, suspensão de utilização de todos os parques infantis e parques de utilização fitness públicos no concelho.

O Município irá colaborar com as orientações emanadas do governo no sentido de proporcionar refeições aos alunos carenciados (Escalão A) e ainda na criação de condições de acolhimento em horário escolar dos alunos até aos doze anos, filhos de profissionais de serviços essenciais, como sejam médicos, enfermeiros, auxiliares de ação médica, bombeiros, PSP e GNR.

Relativamente ao lixo, é feito um apelo a que os sacos sejam devidamente fechados, salvaguardando os funcionários que têm de os manusear.

As medidas são de caráter temporário e serão sujeitas a avaliação permanente.

 

Mercado da Praça da Fruta interrompido

 

A suspensão de funcionamento do mercado da Praça da Fruta foi determinada no sábado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com efeitos desde segunda-feira.

O mercado ao ar livre, que é um cartão de visita da cidade e por onde passam diariamente algumas centenas de compradores, deixou de funcionar como medida de precaução por causa do Covid-19, mas os vendedores entendem que a Câmara Municipal, que determinou o encerramento, podia ter criado uma alternativa.

“Acho bem para prevenir mas não compreendo qual a razão de não fecharem os hipermercados e interditarem este mercado onde se vendem produtos das nossas hortas, que são uma mais valia para as pessoas continuarem a ter boa saúde”, lamentou Cristina Henriques, uma das vendedoras.

Os feirantes defendem que o mercado se possa realizar duas ou três vezes por semana, com rotatividade da ocupação dos lugares de venda, cujo número é variável. A Praça, onde se vende fruta, legumes, doces, frutos secos, pão, flores, entre outros produtos, costuma encher ao sábado, havendo menos vendedores e clientes nos restantes dias.

Segundo o presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Tinta Ferreira, uma vez que o mercado é ao ar livre torna-se impossível controlar o acesso e impedir a concentração de clientes, ao contrário do que acontece nos supermercados, daí a decisão de encerramento.

 

Mercado de Santana encerrado

 

A junta de freguesia de Alvorninha anunciou na noite de quinta-feira que “tendo em conta os últimos acontecimentos e novas diretrizes do Governo assim como uma reunião ocorrida esta noite entre presidentes de Câmara da região e autoridades de saúde foi-nos aconselhada a não realização do Mercado de Santana”.

A autarquia informou que no dia 15 de março não se realizaria o Mercado de Santana, modificando assim a decisão inicial de mantê-lo em funcionamento, o que tinha originado protestos nas redes sociais.

“O Mercado será retomado em data a designar assim que se reúnam as condições necessárias ao seu normal funcionamento”, indicou a junta.

Anteriormente a junta tinha revelado que contactara o delegado de saúde de Caldas da Rainha para conhecer a opinião técnica acerca das condições para a realização do Mercado de Santana, tendo em conta a evolução da situação provocada pelo Covid-19, anunciando que “na opinião das autoridades de saúde existem neste momento condições para a realização da feira”, pelo que iria “realizar-se normalmente”, mas acabou por voltar atrás na decisão.

Em funcionamento desde 1 de novembro de 1987, é palco de uma autêntica romaria dominical. Este é um dos maiores mercados ao ar livre do país, onde se pode encontrar de tudo um pouco, desde roupa, mobiliário, artigos agrícolas, animais vivos e uma diversidade de produtos aliada a preços mais baixos, o que constitui uma atração que todas as semanas faz concentrar neste mercado do concelho das Caldas da Rainha milhares de pessoas.

 

Câmara de Óbidos reorganiza serviços para fazer face ao Covid-19

 

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, declarou a situação de alerta para o período compreendido entre as 00h00 do dia 14 de março e as 23h59 do dia 13 de abril.

É determinado o adiamento ou cancelamento de todas as atividades de caráter social, cultural, recreativo e desportivo de âmbito municipal, a proibição de participação em atividades públicas ou privadas que envolvam mais de cem pessoas, ou participação de pessoas provenientes nos últimos 14 dias de áreas onde existe transmissão comunitária ativa do Covid-19.

As atividades públicas ou privadas com participação superior a 50 pessoas carecem de autorização prévia do presidente da Câmara.

A Câmara de Óbidos procedeu a alterações no funcionamento interno dos seus serviços, para que, em caso de haver um funcionário com diagnóstico positivo ao vírus, “os serviços municipais possam continuar a ser assegurados, não prejudicando os restantes munícipes”.

Segundo a autarquia, “foi decidido, e com o acordo dos colaboradores, que cerca de 50 por cento dos funcionários de cada serviço municipal continuam a trabalhar nos respetivos edifícios camarários, sendo que os restantes elementos trabalharão em outros espaços municipais, ou a partir de casa, caso haja essa possibilidade”.

“Um serviço que tenha oito pessoas, por exemplo, quatro continuam a trabalhar nos Paços do Concelho, dois irão para outro edifício preparado para o efeito e os restantes dois trabalham a partir de casa”, adiantou.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos referiu que “esta foi a forma encontrada para conseguirmos ter os serviços sempre em funcionamento”. “Com esta reorganização, caso haja um caso positivo nos Paços do Concelho, por exemplo, podemos manter o serviço a funcionar com os elementos desse mesmo serviço que não estiveram em contacto com a pessoa infetada, porque estavam noutro local, ou em casa a trabalhar”, explicou Humberto Marques.

O presidente da autarquia indicou ainda que “caberá a cada serviço escolher os colaboradores que irão ficar em cada uma das situações previstas”. A rotatividade dos colaboradores será de duas em duas semanas, até a epidemia estar controlada.

“Naturalmente que há serviços onde o trabalho a partir de casa não será possível, assim como há serviços que, por questões técnicas ou outras, não poderão sair dos seus espaços habituais”, admitiu.

Até ao momento, em Óbidos, e por indicação da delegada de saúde local, apenas o Complexo Desportivo Municipal está encerrado ao público.

A Câmara de Óbidos apela a todos os munícipes que tratem os assuntos com a Câmara Municipal através das plataformas já disponíveis (www.cm-obidos.pt), por telefone (262 955 500) e/ou correio eletrónico (geral@cm-obidos.pt), evitando, desta forma, a deslocação aos Paços do Concelho. Para pagamentos de serviços, a Câmara Municipal está também a trabalhar no envio de referências multibanco para que os munícipes possam fazer os pagamentos através de home banking.

 

Peniche cria Linha de Apoio ao Idoso

 

A Câmara Municipal de Peniche tem desde 17 de março uma linha telefónica de apoio à população sénior do concelho — Gabinete Apoio ao Idoso — com o objetivo de diminuir o risco de contração do novo coronavírus entre aqueles que fazem parte dos grupos de risco.

O número de contacto do Gabinete é 262780112, nos dias úteis entre as 09h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00. Durante a noite e fins-de-semana, em situações de urgência, deve ser usado o tlm. 968829094.

A Câmara de Peniche determinou que a partir de 16 de março e até dia 12 de abril o cemitério municipal esteja encerrado ao público, e abra apenas para inumações e respetivas cerimónias fúnebres.

Por sua vez, o acesso ao mercado municipal está condicionado, não podendo entrar mais de cem pessoas de cada vez.

Estão encerrados ao público o Posto de Turismo, a Escola de Rendas de Bilros, Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia, Museu das Rendas de Bilros, Biblioteca Municipal, Centro de Convívio, Piscinas Municipais, Centro de Alto Rendimento, Espaço Internet, Gabinete de Inserção Profissional, Estúdio Municipal de Dança, visitas e voluntariado no Centro de Recolha Oficial de Animais.

O atendimento nos Paços do Concelho só é possível via telefone ou por correio electrónico.

 

Atividades com agrupamento de pessoas canceladas no Bombarral

 

Considerando a evolução do Covid-19, a Câmara Municipal do Bombarral anunciou o adiamento, suspensão ou cancelamento de todas as atividades pontuais ou periódicas não essenciais e que originem agrupamento de pessoas, nos quais a Câmara Municipal seja a entidade organizadora ou parceira, designadamente espetáculos, eventos sociais, culturais, desportivos ou recreativos.

Foram encerrados o auditório municipal, piscina municipal e pavilhão municipal. O licenciamento de eventos em todo o território municipal, as marcações para visitas de grupos no Museu Municipal, a cedência de espaços municipais e de viaturas municipais de transporte coletivo foram suspensos.

Foi decidida a suspensão de autorizações para deslocações em serviço ao estrangeiro de membros do executivo municipal e de todos os funcionários da Câmara Municipal, e a restrição das deslocações dentro do país ao estritamente necessário.

As medidas estarão em vigor até ao dia 3 de abril ou até que haja outras orientações.

A Junta de Freguesia do Carvalhal, no Bombarral, informou que se encontram cancelados todos os eventos que iriam ser organizados por esta autarquia, nomeadamente as centenárias Luminárias, inseridas na Festa de S. José, na noite de 19 de março.

Entende a Junta de Freguesia que “as necessidades de prevenção e proteção da saúde pública se devem sobrepor a tudo o demais”.

É ainda solicitado a todos os habitantes da freguesia do Carvalhal que evitem sempre que possível a deslocação presencial à sede da Junta, salvo em situações estritamente necessárias, e que optem por contactar por meios alternativos como o telefone 262603351 ou o e-mail freguesia.carvalhalmail.com.

 

Câmara do Cadaval implementa plano de contingência interno

 

O atendimento presencial na Câmara Municipal do Cadaval está desde segunda-feira encerrado ao público.

Foram também fechados parques infantis, bem como equipamentos desportivos e de recreio ao ar livre, assim como casas de banho públicas de todo o concelho. De portas fechadas fica, ainda, o Julgado de Paz do Cadaval.

Suspensos até 30 de abril ficam os prazos processuais e prazos de pagamento relacionados com serviços municipais, incluindo serviços de água, saneamento, resíduos urbanos, refeições escolares e componente de apoio à família.

A autarquia manteve, no entanto, o atendimento telefónico, através do número 262690100, nos dias úteis, das 07h às 20h, e por correio eletrónico (atendimento@cm-cadaval.pt), reforçando os dois serviços.

No passado dia 13 o Município tinha já encerrado outras instalações municipais, nomeadamente, a Piscina Municipal, Pavilhões Municipais, Biblioteca, Museu, Centro de Interpretação Ambiental e Real Fábrica do Gelo.

A Câmara do Cadaval elaborou e implementou um plano de contingência de aplicação interna, que cumpre as orientações da Direção-Geral da Saúde, no âmbito da prevenção e controlo de infeção pelo novo coronavírus.

O plano reúne informação sobre os procedimentos a adotar por parte dos trabalhadores do Município, para prevenir o contágio, bem como a forma de proceder em caso suspeito.

Este plano não é estanque, devendo ser revisto a qualquer momento, de acordo com a evolução do quadro epidemiológico e com base nas alterações que derivem das entidades competentes.

A autarquia definiu uma área de isolamento e circuitos até à mesma, para além de procedimentos e outras diligências a tomar.

Ao nível dos trabalhadores autárquicos, a Câmara está a diligenciar no sentido de evitar a concentração dos mesmos e minimizar a sua presença.

 

Autarquia da Nazaré encerra espaços municipais

 

Na Nazaré, o atendimento presencial de público foi encerrado na segunda-feira aos balcões da Câmara, a funcionar no edifício dos Paços do Concelho, no Balcão de Atendimento dos Serviços Municipalizados, a funcionar nos Serviços Municipalizados, e na Nazaré Qualifica, passando a ser feito pelas vias digitais ou telefónicas.

Foi limitado o número de pessoas dentro de transportes urbanos e no mercado municipal da Nazaré, que passou a ser feito exclusivamente pela entrada frontal, só podem estar 50 pessoas de cada vez. O ascensor foi limitado a 14 pessoas, com distância entre passageiros no mínimo de 1,5 metros.

Nos transportes urbanos a entrada dos passageiros faz-se pela porta de saída e as viagens são gratuitas.

A Câmara deliberou encerrar os edifícios dos Postos de Turismo, Forte de São Miguel Arcanjo, Piscinas Municipais, Pavilhões Municipais, Biblioteca Municipal, Centro Cultural, Feira Semanal, Loja da Praia do Norte, Julgados de Paz, Carsurf, Ginásio do Centro de Alto Rendimento, Parques Infantis do concelho, Skate Park, e Parques Fitness.


Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar