10-07-2019 Mariana Martinho Imprimir PDF     Print    Print

Uma baleia que come plástico no areal da praia de São Martinho

Decorre até ao final deste mês, a atividade “Caça Plásticos” no areal da praia de São Martinho do Porto, com a instalação de uma baleia construída em metal.

A baleia está instalada junto no areal da praia de São Martinho do Porto, perto das casas de banho
Esta iniciativa do Município de Alcobaça, dinamizada pelo Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra, pretende sensibilizar os utentes da praia para o crescente e alarmante problema do plástico nos oceanos e nas orlas costeiras.
Segundo a autarquia, ”a gestão deste e de outros tipos de resíduos regularmente detetados nas nossas praias têm sido uma preocupação permanente por parte da Câmara Municipal de Alcobaça. Além destas atividades inscritas na programação da Bandeira Azul, o Município tem promovido ao longo do ano várias ações de limpeza das praias envolvendo a comunidade escolar e o público em geral. Estamos em contínua coordenação com as entidades oficiais para colmatar estas questões cada vez mais prementes e preocupantes”.
Esta baleia, que não tem deixado ninguém indiferente, é considerada como uma “boa iniciativa”, por parte dos banhistas, que aproveitam para colocar lá os seus plásticos, em vez de deixar no areal ou nos caixotes de lixo.
No âmbito desta programação tem sido realizadas diversas atividades, bem como a distribuição de suportes de sensibilização “Praia Lixo Zero” e de cinzeiros portáteis para os utentes da praia. Nesta “grande aventura ecológica”, também haverá no dia 20 de agosto uma visita à Fábrica de Água de São Martinho do Porto e um passeio pedestre até à foz do rio de Salir.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar