22-01-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Gastronomia do Minho termina ciclo de almoços pedagógicos

O projeto “Produtos de Origem Portuguesa” (POP) chegou ao fim na passada quinta-feira na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), com sabores da gastronomia do Minho.

[+] Fotos
Alunos responsáveis pela última ementa e profissionais da EHTO

Sabores da gastronomia de várias regiões inspiraram ementas do projeto POP, que culminou com uma refeição que colocou em destaque alguns dos pratos tradicionais do Minho, num almoço preparado pelos alunos do 3º ano do curso Técnico de Cozinha e Pastelaria, e servido pelos alunos do 3º ano de Técnico de Serviço de Restauração e Bar. 

Antes dos pratos do Minho os clientes do Restaurante Mestre Ferreira da Silva, na EHTO, puderam degustar um aperitivo com ou sem álcool, mediante a escolha.

Na carta dos pratos foi servida uma trilogia de alheira, seguindo-se arroz de bacalhau com alheira, cabrito assado no forno e, como sobremesa, creme de Agunchos com bolo de noz.

Os vinhos servidos foram o verde Muralhas Monção 2017, tinto Excomungado Douro 2014 e Vinho do Porto Tawny.

Haverá agora paragem para exames, havendo no segundo semestre, que arrancará a 5 de fevereiro, mais uma série de almoços pedagógicos, desta vez dedicados à gastronomia internacional.


Visitas de estudo


No mesmo dia foi realizada uma visita de estudo à Quinta do Sanguinhal e Quinta das Cerejeiras, situadas no Bombarral, no âmbito do módulo Provas Organoléticas, do Curso de Escanção da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.

Os alunos tiveram a possibilidade de conhecer melhor o património, a história e a oferta vínica de duas quintas que constituem uma autêntica jóia do enoturismo, numa visita com prova comentada pelo professor e simultaneamente enólogo da empresa, Miguel Móteo. 

Entretanto, de 24 a 28 de janeiro, trinta estudantes da EHTO vão à FITUR – Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha. Visitarão também o Museu Guggenheim, em Bilbau, dedicado a arte moderna e contemporânea.


Jornadas de Empreendedorismo


No dia 14 de janeiro a EHTO realizou as V Jornadas de Empreendedorismo, como forma de estimular e apoiar a inovação, a criatividade e o desenvolvimento de ideias, produtos e serviços no âmbito dos projetos de empreendedorismo dos alunos. 

Capacitar os alunos de competências técnicas, fomentar a criatividade através de exemplos empreendedores e enquadrá-los no ecossistema empreendedor foram os objetivos do evento. Participaram diversos alunos da EHTO nas áreas de turismo, pastelaria, cozinha e restaurante/bar, e também, alunos do Curso de Turismo da ETEO - Escola Técnica Empresarial do Oeste e Curso de Turismo da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. 

Como oradores estiveram presentes Viriato Dias, do Turismo do Centro, Pedro Ferreira, da Oestecim, Sérgio Miguel, do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Sérgio Félix, da AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste, Rafael Daron, da Tog.Design, Teresa Ferreira e Inês Barrosa, da On_da Wave, David Marques, ex-aluno da EHTO do curso de Gestão de Turismo e gestor de produto da Solférias, chef Fernando Correia, formador da escola e proprietário da Pastelaria Tágide Gourmet, e Ricardo Gil, aluno da escola finalista do curso Gestão de Turismo com o seu projecto “The Route”.

Da parte da tarde os oradores estiveram disponíveis para mentoria e Sérgio Félix apresentou o concurso de empreendedorismo nas escolas.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar