06-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

CULTURA: Breves - 2ª Edição

Redação, 06 jun (Lusa) - Notícias breves de cultura:

 

Manuel Rosa expõe "Clareira" na Sociedade Nacional de Belas Artes

 

Uma exposição de Manuel Rosa, intitulada "Clareira - 1984-2018", é inaugurada na sexta-feira, às 18:30, na Sociedade Nacional de Belas-Artes (SNBA), em Lisboa, e ficará patente até 21 de julho.

Com curadoria de Manuel Costa Cabral e Nuno Faria, a exposição ficará patente de segunda a sexta-feira, das 12:00 às 19:00, exceto feriados, e sábados das 14:00 às 19:00.

Trata-se de uma exposição realizada em parceira entre a Fundação Carmona e Costa e a Sociedade Nacional de Belas-Artes.

A mostra marca o regresso da escultura de Manuel Rosa à visibilidade pública, desta vez com cariz antológico, cobrindo todo o percurso do artista, integrando ainda peças novas, produzidas especificamente para a ocasião.

"Clareira" "constitui-se, assim, como o mais extenso panorama do trabalho de um dos mais singulares e originais escultores surgidos na década de 1980 em Portugal, cujo percurso foi perdendo gradualmente intensidade em benefício do importante trabalho que há décadas desenvolve enquanto editor", recordam os curadores num texto sobre a exposição.

"O vocabulário de Manuel Rosa é amplo em termos formais, temáticos e materiais. É um trabalho que, entre referências à escultura primitiva e pré-clássica, à Arte Povera e à geração de escultores britânicos surgida nos anos 80 do século passado, se destacou pela forma como construiu um forte sentimento de intemporalidade, por um lado, e uma intensa ligação à terra e aos materiais do lugar, por outro", acrescenta.

 

 

Conferência do arquiteto Alfredo Jaar no MAAT

 

O artista e arquiteto chileno Alfredo Jaar está em Lisboa para apresentar as suas obras mais recentes, e irá dar uma conferência na sexta-feira, às 17:00, na Sala dos Geradores do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

Realizadas em diferentes países, o artista responde com estas obras ao contexto de uma forma criativa e radical, nas quais a arte, o cinema e a arquitetura se cruzam.

Alfredo Jaar é um artista, arquiteto e realizador chileno que reside em Nova Iorque desde 1982.

O artista também está em Lisboa para participar no Festival de Cinema Arquiteturas, que tem início hoje, em Lisboa.

No festival, a realizadora Paula Rodríguez Sickert vai apresentar o filme "Jaar, Lament of the Images", em competição na categoria de documentário.

 

 

Exposição "Chão do Pinhal" na Galeria Ibirapi Contemporânea

 

A exposição de pintura "Chão do Pinhal", de Fernando Travassos, vai ser inaugurada na quinta-feira, na Galeria Ibirapi Contemporânea, em Lisboa, onde ficará patente até 19 de julho.

O trabalho do artista português "desenvolve-se através do desenho e da pintura, um processo persistente, diversificado, onde encontramos um caracter de ensaio e experimentação", segundo um comunicado da galeria.

Os trabalhos de Fernando Travassos surgem de diversas fontes, seja uma inscrição na parede, uma banda desenhada, imagens mentais, memórias, “mas por norma as imagens constroem-se dentro do processo de fazer”.

"A minha prática é composta por exercícios, na maioria com um carácter de esboço. Tentar e testar novas imagens artísticas, qualquer coisa que está em permanente construção, onde a atenção aos detalhes e a agência dos materiais são tidos em conta enquanto potência no meu processo criativo", segundo um texto do artista sobre o seu trabalho.

"Chão do Pinhal" é a primeira exposição individual do artista em Lisboa.

Fernando Travassos nasceu em Coimbra, em 1990, e dedica-se desde muito jovem à pintura e ao desenho.

Frequentou a Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, tendo desenvolvido na maior parte do seu trabalho um vocabulário gráfico rítmico e imaginário.

 

AG // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar