26-06-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 26 jun (Lusa) - Notícias breves do País:

 

FARO: Reforçada segurança em ponto negro rodoviário

 

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou hoje que está em curso uma intervenção de melhoria das condições de segurança rodoviária na Estrada Nacional (EN) 2, no cruzamento do Chelote, em Faro.

A empreitada, de 140 mil euros, visa corrigir um local identificado como ponto negro, reorganizando o espaço envolvente neste troço, através da construção de passeios e de locais de parqueamento, entre outras intervenções, adiantou a IP, em comunicado.

A intervenção, que deverá estar concluída "em meados do mês de agosto", vai compatibilizar os passeios com as cotas de soleiras existentes, além de melhorar a sinalização, o pavimento e os sistemas de drenagem da via, lê-se na nota.

A execução da empreitada está a obrigar ao condicionamento do trânsito naquele local.

 

CASTRO MARIM: Autarquia oferece livros de fichas aos alunos do 1.º ciclo

 

O município de Castro Marim vai oferecer livros de fichas de quatro disciplinas aos 250 alunos do 1º ciclo que frequentam o Agrupamento de Escolas de Castro Marim, informou hoje a autarquia.

A medida, que já tinha sido tomada no ano anterior, visa "complementar a oferta dos manuais escolares pelo Governo", assegurada também desde o ano passado, lê-se em comunicado divulgado hoje.

A autarquia divulgará, posteriormente, o período de entrega dos livros de fichas, e adverte que, "uma vez que já está garantido este apoio, não haverá depois lugar a reembolsos para os encarregados de educação que optem por comprá-los".

No âmbito das medidas de ação social escolar em Castro Marim estão também a atribuição de bolsas de estudo aos alunos mais desfavorecidos do ensino Secundário e Superior, o financiamento de refeições a todos os alunos dos escalões A e B do 1.º ciclo, assim como auxílio económico para aquisição de material escolar do 1.º ao 3.º ciclo do Ensino Básico.

 

BOMBARRAL: Concelho comemora 104 anos entre quinta-feira e domingo

 

O Município do Bombarral comemora, entre quinta-feira e domingo, os 104 anos da criação do concelho, com um programa comemorativo.

As comemorações iniciam-se na noite de quinta-feira, com animação musical e espetáculo de fogo de artifício, seguindo-se na sexta-feira as cerimónias oficiais do feriado municipal com o hastear das bandeiras acompanhado pelas bandas filarmónicas locais, sessão solene e inauguração das novas esculturas do Jardim das Quatro Estações, na Mata Municipal.

Durante o fim de semana, realiza-se o 1.º Mercado Oitocentista na Avenida da Estação, onde as associações locais vão recordar um dos períodos áureos da história do concelho.

 

LOURINHÃ: GNR encontra idoso desaparecido

 

A GNR anunciou hoje que os militares do posto da Lourinhã encontraram, no domingo, um idoso, de 96 anos e com doença de demência, que se encontrava desaparecido da localidade de Nadrupe, desde esse dia de manhã.

Várias patrulhas e meios de busca e salvamento foram mobilizados para o local, o que permitiu identificar, ao final desse dia, o local onde o idoso se encontrava deitado, no meio da vegetação, com ferimentos na cabeça, desorientado e desidratado.

O homem foi assistido pelos Bombeiros Voluntários de Lourinhã e transportado para o Hospital de Torres Vedras para ser observado.

 

TORRES VEDRAS: Duzentos mil visitantes são esperados na centenária Feira de São Pedro

 

A Feira de São Pedro de Torres Vedras, que comemora este ano 725 anos, começa na quinta-feira e espera duzentos mil visitantes até 08 de julho.

Durante 11 dias, o certame decorre numa área de exposição de cerca de quatro hectares, com os agentes económicos de toda a região repartidos por dois pavilhões, área descoberta, espaços de comércio, de artesanato e tradicional, tasquinhas, restauração, zona de animação noturna e divertimentos.

Este ano, em que Torres Vedras e Alenquer são Cidade Europeia do Vinho, a Feira de São Pedro conta com um espaço de 350 metros quadrados dedicado ao vinho, com mostra, provas e venda de vinhos da região.

 

LISBOA: Convento do Beato vendido ao grupo 'Larfa Properties'

 

O Convento do Beato foi vendido pelo grupo Cerealis ao grupo suíço "Larfa Properties', informou hoje a empresa agroalimentar em comunicado enviado às redações.

De acordo com a empresa, a Cerealis "adquiriu em 1999 a Nacional – Companhia Industrial de Transformação de Cereais SA., então detentora do Convento do Beato" e encontrou no novo proprietário da urbanização uma oportunidade de “promover o projeto imobiliário, dando continuidade à manutenção da atividade e do património histórico do Convento".

 

MADEIRA: Secretário da Saúde promete regularização de situação dos enfermeiros

 

A situação da remuneração dos enfermeiros especialistas e o descongelamento das carreiras destes profissionais da Madeira estão em fase de resolução, disse hoje Tânia Costa, dos Trabalhadores Sociais Democratas insulares, após reunir com o secretário da Saúde do arquipélago.

A responsável da secção dos enfermeiros dos TSD/Madeira referiu ter recebido a informação de que o Governo Regional está a proceder ao levantamento dos enfermeiros especialistas e que os correspondentes pagamentos serão feitos com retroativos após a aprovação do Orçamento Retificativo/2018.

“Está tudo em andamento e vai ser concretizado”, declarou, referindo que este era um dos problemas que provocava “tensão e nervosismo” nos profissionais desta classe, juntamente com a questão do descongelamento das carreiras, estando a ser ”analisada a questão das avaliações, da contagem de pontos”.

Sobre a falta de recursos humanos na área da saúde, Tânia Costa referiu que “está aberto um concurso para 64 enfermeiros“, perspetivando que “em meados do próximo mês as pessoas vão começar a trabalhar” e que “até o fim da legislatura foi prometida a contratação de mais enfermeiros”, sendo o número final a atingir 400 novos profissionais de saúde.

 

 

MAD/FYC/AZCF/MLS/AMB // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar