16-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura

Redação, 16 jan (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

 

Livro de ensaios dedicados a Camões e Cervantes apresentado em Lisboa

 

Um livro de ensaios sobre Luís de Camões e a Miguel de Cervantes, que presta homenagem aos dois grandes expoentes da literatura ibérica e europeia, vai ser apresentado no dia 21 de janeiro no Instituto Camões, em Lisboa.

“Camões e Cervantes – Contrastes e Convergências” é uma publicação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e do Instituto Cervantes, “que presta homenagem aos dois maiores expoentes da literatura ibérica e europeia”, refere o instituto publico em comunicado, adiantando que a sessão de apresentação contará com a presença dos autores, Helder Macedo e Carlos Alvar.

O livro é composto por dois ensaios, o primeiro dos quais da autoria de Helder Macedo, reflete sobre “Luís de Camões: os opostos complementares”, colocando o poeta como o “pioneiro da moderna consciência universalista”.

O segundo ensaio é assinado por Carlos Alvar e centra-se em Miguel de Cervantes, tendo como título “O pintor de Lisboa (Os trabalhos de Persiles e Sigismunda,iii,1)”.

Abordando os contrastes e convergências entre os dois escritores, estes ensaios sublinham o facto de Camões ter escrito em Castelhano e de Cervantes se ter referido várias vezes a Lisboa.

 

 

Os Capitão Fausto antecipam novo álbum ao vivo em sete cidades

 

Os portugueses Capitão Fausto farão em fevereiro sete concertos que antecipam o novo álbum "A Invenção do Dia Claro", a editar em março, revelou a editora Sony Music.

Intitulada "Até que enfim!", a minidigressão começa a 14 de fevereiro no espaço Lustre, em Braga, no dia seguinte no Carmo 81, em Viseu, e no dia 16 no Bafo de Baco, em Loulé.

A banda segue depois no dia 20 para o Avenida Café Concerto, em Aveiro, no dia 21 toca no Salão Brazil, em Coimbra, a 11 apresenta-se no Stereogun, em Leiria, e fecha este primeiro lote de datas no Bang Venue, e, Torres Vedras.

"A invenção do dia claro" foi gravado no ano passado em São Paulo, no Brasil, e dele fazem parte os temas já revelados "Faço as vontades" e "Sempre bem". O disco sucede a "Capitão Fausto têm os dias contados", de 2016.

Dos Capitão Fausto fazem parte Tomás Wallenstein, Salvador Seabra, Manuel Palha, Francisco Ferreira e Domingos Coimbra.

 

 

"Uma Frida" de sexta a domingo no D. Maria II

 

Hugo Olim, Mariana Magalhães e Sofia Santos Silva protagonizam “Uma Frida”, criação do Coletivo Retorno em cena, de sexta-feira a domingo, na sala Estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

A partir de um texto de Sofia Santos Silva, Hugo Olim dirige um espetáculo que estreou em setembro de 2017 no espaço Todos e mais alguns (Todos LX) e que o D. Maria II apresenta agora dando continuidade à aposta em projetos das mais jovens companhias e criadores portugueses.

Nesta peça, os protagonistas desfilam uma galeria de memórias, que fazem conviver num tempo circular, e que o espetáculo visita, movido por acasos com consequências partilhadas.

“Uma Frida” é a primeira criação do Coletivo Retorno, fundado em 2017. O espetáculo integra-se no ciclo “Recém-Nascidos”, iniciado na sexta-feira passada no Nacional, com “E todas as crianças são loucas”, e que termina com “Teoria das três idades”, a apresentar de 25 a 27 de janeiro, também na sala Estúdio.

 

AL/SS/CP // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar