09-07-2018 Sociedade, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 09 jul (Lusa) – Notícias breves do País:

 

CALDAS DA RAINHA: Casal e filho detidos por tráfico aguardam julgamento em liberdade

 

Um casal de 53 anos e o filho de 20 anos, detidos na quinta-feira por tráfico de droga e posse de arma proibida, vão aguardar julgamento em liberdade, determinou o Ministério Público (MP) de Leiria.

Os três arguidos foram ouvidos pelo tribunal na sexta-feira, tendo o juiz considerado que, “pelo menos, desde janeiro de 2018 e com maior intensidade nos meses de abril a julho” os mesmos “dedicaram-se à compra e venda de produto estupefaciente - cocaína - na cidade de Caldas da Rainha, no interior da sua residência”.

Aquando da detenção efetuada pela PSP tinham no interior da sua residência, entre outros bens, uma faca (designada por "Borboleta"), uma soqueira e uma faca de ponte e mola, que foram apreendidas, bem como televisores, computadores, telemóveis 350 euros e dois veículos automóveis, refere o MP na sua página da internet.

Para afastar o perigo de continuação de atividade criminosa e de perturbação grave da ordem e tranquilidade públicas, foi determinado que o casal ficasse com termo de identidade e residência, obrigado a apresentações bissemanais às autoridades e proibido de contactar com pessoas ligadas ao consumo e/ou à toxicodependência.

Quanto ao filho, ficou com termo de identidade e residência (TIR), obrigação de apresentação semanal no posto da entidade policial mais próxima da sua residência e proibido de contactar com pessoas ligadas ao consumo e/ou à toxicodependência.

 

 

LISBOA: Polícia Judiciária deteve um homem por suspeita de abuso sexual em Lisboa

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 33 anos, em Lisboa, na quinta-feira, "por fortes indícios da prática de crimes de violação, abuso sexual de crianças e coação", informou hoje aquela força de segurança.

De acordo com o comunicado enviado pela PJ, a vítima, de 5 anos e filha do detido, teve de ser internada numa unidade hospitalar porque "sofreu graves danos físicos".

A nota da polícia também refere que o suspeito tem "antecedentes criminais e encontrava-se sujeito a vigilância eletrónica e obrigação de permanência na habitação, local onde consumou os crimes".

O homem foi presente ao primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

 

 

MADEIRA: Comissão parlamentar visita a Madeira até dia 11

 

Deputados da Comissão do Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação da Assembleia da República efetuam a partir de hoje uma visita de trabalho de três dias à Região Autónoma da Madeira.

O programa da deslocação prevê hoje receções com o presidente do parlamento madeirense, Tranquada Gomes, e o representante da República, o juiz conselheiro Ireneu Barreto.

Os deputados vão também visitar a Estação de Tratamento de Resíduos da Meia Serra e observar o trabalho que tem sido feito na recuperação das zonas afetadas pelos incêndios na zona Funchal, o que inclui a criação de uma faixa corta-fogo e o estado das habitações afetadas.

 

 

MADEIRA: Campanha “O verão chegou. Já se informou?” lançada hoje

 

O Governo Regional da Madeira lançou hoje a campanha informativa denominada “O verão chegou. Já se informou?” que visa sensibilizar os consumidores para a tendência do excesso do recurso ao crédito nesta altura do ano.

A iniciativa é promovida pela secretaria regional da Inclusão e Assuntos Sociais da Madeira, através do Serviço de Defesa do Consumidor da região.

A nota menciona que esta iniciativa tem por objetivo “alertar e informar os consumidores acerca dos cuidados que deverão ter durante as férias de verão, bem como, sensibilizar os consumidores para a necessidade de um planeamento cuidado dos gastos durante esta época de férias”.

Adianta que nesta época se verifica uma “tendência generalizada para o recurso ao crédito, de forma a promover uma gestão ajustada do orçamento disponível e, acima de tudo, prevenir situações de endividamento excessivo”.

 

 

AÇORES: Detido homem por suspeita de abuso sexual em Ponta Delgada

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem, “pela presumível prática do crime de abuso sexual de criança”, no concelho de Ribeira Grande, em Ponta Delgada, informou hoje aquela força de segurança em comunicado.

De acordo com a nota da PJ, os abusos aconteceram no início de julho e o detido abordou a vítima de 13 anos “através de mensagens trocadas na rede social ‘Facebook’”.

O homem de 26 anos foi presente ao primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.

 

 

MADEIRA: Resolução relativa a adjudicação da linha Porto Santo-Funchal publicada no DR

 

Uma alteração da resolução do Conselho de Ministros que autoriza a despesa relacionada com a adjudicação da ligação aérea entre a Madeira e Porto Santo, em regime de concessão durante três anos, foi hoje publicada no Diário da República.

Esta resolução autoriza a despesa feita, na ordem dos 5,6 milhões de euros, em pagamentos plurianuais, correspondendo a alteração ao prolongamento do prazo, visto que a companhia Binter começou a operar a meio do ano e não no início de 2018, uma situação que tem efeitos nos Orçamentos do Estado.

Por isso, determina que “os encargos com a despesa” não podem ultrapassar os seguintes montantes: 1.160 milhões de euros (2018), 1.859 ME (2019), o mesmo valor em 2020 e 669.300 euros em 2021.

 

AMB/ACZF/DYA // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar