01-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 5.ª edição

Redação, 01 jun (Lusa) – Notícias breves do país (5.ª edição):

 

MADEIRA: PSD diz que pastoreio ordenado continua nas serras

 

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da Madeira salientou hoje que o pastoreio ordenado continua nas serras da ilha da Madeira, contrariando o “mito” que o partido em maioria na região é contra a apascentação.

A posição foi veiculada pelo deputado social-democrata madeirense Élvio Encarnação, porta-voz das iniciativas realizadas hoje no âmbito das terceiras jornadas parlamentares temáticas, que decorrem até sábado, subordinadas ao tema ‘Valorização e Utilização dos Espaços Florestais’.

“Há o mito de que o gado não pode ir para a serra porque o PSD não quer e está aqui a prova de que, em pleno espaço florestal, há apascentação. Tem é de ser ordenada, os diversos pastos têm de ter manutenção e períodos de repouso, os animais são acompanhados por pastores e pernoitam neste ovil”, salientou, argumentando não ser de “bom senso dizer que o gado pode estar livre na serra”.

Hoje o programa foi dedicado sobretudo à florestação, estando previsto que no sábado sejam abordados aspetos relacionados com a utilização dos espaços, o que passa por uma visita ao percurso de BTT, no Poiso e à Vereda do Chão dos Louros, em São Vicente, no norte da Madeira.

 

FUNCHAL: CDU responsabiliza governo e município por promoção de negócios das pedreiras

 

O coordenador regional da CDU na Madeira, Edgar Silva, responsabilizou hoje o Governo Regional e a Câmara do Funchal “pela promoção dos negócios das pedreiras e das britadeiras na ribeira da Fundoa”, nos arredores da cidade.

A crítica foi feita numa iniciativa partidária, tendo o responsável comunista insular considerado que esta política “atenta contra o ambiente e contra a segurança de pessoas e bens na cidade do Funchal”.

“O que está a acontecer na zona da Fundoa, nas margens da ribeira, é um processo que atenta contra a segurança da cidade do Funchal”, realçou, considerando que se trata de “uma corrupção de valores”, porque “os negociantes das pedreiras e britadeiras abafam todos os deveres da governação quanto àquela que deveria ser a obrigatória defesa dos valores ecologistas no desenvolvimento local e regional”.

 

VILA FRANCA DE XIRA: Detido homem suspeito de assalto a um banco

 

A GNR deteve hoje em Vila Franca de Xira, em flagrante delito, um homem com 60 anos, por tentativa de roubo a uma dependência bancária, anunciou aquela força policial.

Enquanto faziam patrulhamento, militares da GNR detetaram um homem dentro de uma dependência bancária, “com um comportamento suspeito e bastante exaltado”.

“Os militares de imediato entraram nas instalações do banco, surpreendendo o suspeito a ameaçar os funcionários, com pedras nas mãos, e a exigir dinheiro”, tendo detido o homem.

O suspeito ficou detido nas instalações da GNR e será presente no sábado ao Tribunal Judicial de Vila Franca de Xira.

 

LOURINHÃ: Sarau de ginástica no sábado

 

O Hóquei Clube da Lourinhã é palco no sábado, a partir das 16:00, da 9.ª edição do sarau de ginástica Lourigym.

A iniciativa é organizada pelo município da Lourinhã e leva à vila mais de 430 ginastas de 13 clubes de todo o país, com várias exibições e esquemas gímnicos da dança contemporânea à ginástica rítmica, passando pelo tumbling e pelos saltos de minitrampolim.

O Lourigym integra também um concerto pela Banda Filarmónica da Associação Musical e Artística Lourinhanense e pelo cantor Simão Quintans.

 

OESTE: Comunidade Intermunicipal entrega prémios às escolas mais empreendedoras

 

A Comunidade Intermunicipal do Oeste e a Associação Empresarial da Região Oeste entregaram os prémios do “Concurso de Empreendedorismo nas Escolas 2017/2018", no âmbito da candidatura da Promoção do Espírito Empresarial na Região Oeste.

O primeiro lugar do primeiro ciclo coube à Escola Básica N.º 1 de Torres Vedras, com um robô que fala seis línguas e que leva os turistas a conhecer a cidade, enquanto no segundo ciclo o prémio foi arrecadado pela Escola Básica e Secundária de S. Martinho do Porto (Alcobaça), com mangueiras que se ativam em caso de deteção de fogo.

A Escola Secundária Raúl Proença, de Caldas da Rainha, ganhou o primeiro prémio para o terceiro ciclo, com o projeto de divulgação de produtos na praça da cidade, e o prémio para o ensino secundário foi ganho pela Escola Técnica e Empresarial do Oeste, de Caldas da Rainha, com o projeto de alojamento em ‘glamping’.

No concurso participaram 508 alunos das escolas da região Oeste, que apresentaram no total 146 projetos para análise.

 

MCL/AMB/FYC // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar