05-06-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Governo da Madeira investe 10 ME para retirar fibrocimento de bairros sociais

Funchal, Madeira, 05 jun (Lusa) – O Governo da Madeira está a fazer um investimento na ordem dos 10 milhões de euros nos vários bairros sociais da região para remoção total do fibrocimento, afirmou hoje o presidente do executivo regional.

Miguel Albuquerque falava durante uma visita às obras que decorrem no Bairro do Hospital, no Funchal, uma empreitada orçada em 700 mil euros, numa iniciativa que assinala também o Dia Mundial do Ambiente, comemorado hoje.

“Esta empreitada insere-se num dos objetivos do Governo [Regional] que está em curso, que é a assunção da nossa parte de um projeto de investimento de mais de 10 milhões de euros na reabilitação dos bairros sociais, para não deixar os bairros se degradarem e proceder à remoção do fibrocimento em todos os bairros sociais da Madeira”, declarou o governante.

O responsável sustentou que, “além da reabilitação de todo o bairro, da requalificação das fachadas, de todas as infraestruturas, pinturas, houve um trabalho muito importante” de remoção do fibrocimento nos blocos do bairro, em frente à Hospital Dr. Nélio Mendonça, o hospital central do Funchal.

A intervenção neste bairro deve terminar em julho, mas está ainda prevista uma empreitada de arranjos exteriores que termina em outubro.

Miguel Albuquerque considerou que esta intervenção é “significativa” e “tem sido um trabalho muito bem feito”, porque está a ser “removido todo o fibrocimento de todos os blocos”.

O também líder social-democrata do arquipélago vincou que o objetivo da remoção total do fibrocimento nos bairros sociais visa “conferir - quer às pessoas que ainda residem no âmbito da habitação social da Investimentos Habitacionais da Madeira (IHM), quer àqueles que, entretanto, compram as habitações - condições dignas de habitabilidade, sem contaminação através destas coberturas”.

O executivo tem em curso um processo de reabilitação do Bairro da Nazaré, um dos maiores aglomerados sociais da Madeira, na freguesia de São Martinho, que “está a andar muito bem” e vai custar “cerca de 3,5 milhões de euros”.

O Governo da Madeira também vai avançar com um investimento de 3,5 milhões no bairro da Palmeira, no concelho vizinho a oeste do Funchal, Câmara de Lobos.

“É uma área que necessita de intervenção e evidentemente que o IHM não se pode desresponsabilizar da sua obrigatoriedade e manter os bairros em boas condições”, referiu.

 

AMB // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar