26-07-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 26 jul (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO: GNR detém suspeito de furto

 

A GNR deteve na terça-feira, em Vila Real de Santo António, um homem suspeito de furto, ao qual lhe foi aplicada prisão preventiva após interrogatório judicial, anunciou hoje o Comando de Faro.

O suspeito tem 26 anos e foi detido no âmbito de uma investigação realizada nos últimos dois meses para responder a furtos qualificados, precisou a GNR num comunicado, referindo que realizou também buscas “ao local onde o mesmo habitava, uma antiga fábrica em estado devoluto”.

Dessa diligência resultou a apreensão de 34 peças em ouro, dois relógios, uma arma de ar comprimido, uma moca de madeira e um leitor de música, precisou a GNR, salientando que o detido tinha “antecedentes criminais por furtos”.

“Parte dos objetos recuperados foi já entregue aos legítimos proprietários. Os restantes, estão disponíveis para reconhecimento no Núcleo de Investigação Criminal de Loulé por parte de eventuais lesados”, referiu ainda a GNR.

 

TORRES VEDRAS: Vinhos a Gosto no Largo de S. Pedro

 

O Largo de São Pedro, na cidade de Torres Vedras, recebe no mês de agosto, de segunda a sexta-feira, o evento “Vinhos A Gosto”.

Integrada no programa da “Cidade Europeia do Vinho 2018”, a iniciativa apresenta, ao longo do mês, várias propostas gastronómicas e vínicas ao som da música dos artistas convidados.

Entre as 17:00 e as 19:30, é possível degustar petiscos, preparados pelos restaurantes locais, e provar vinhos de Torres Vedras e Alenquer.

Às quartas-feiras os visitantes podem ainda assistir e participar em ‘showcookings’ e provas comentadas.

 

OEIRAS: Serviço de apoio domiciliário reforçado com alargamento de horário

 

O município de Oeiras vai apoiar as entidades que asseguram o Serviço de Apoio domiciliário (SAD) em horário alargado, entre as 08:00 e as 20:00, durante todos os dias do ano, informou hoje em comunicado.

A medida, aprovada por unanimidade na quarta-feira em reunião de executivo, prevê que seja implementado um projeto-piloto a quatro entidades que asseguram, atualmente, a resposta de SAD em modalidade alargada, de forma a abranger todos os utentes.

“O SAD constitui uma resposta social de prestação de cuidados e serviços às famílias ou pessoas que se encontrem em casa em situação de dependência física ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e tarefas diárias e não dispõe de apoio familiar para o efeito”, explica o executivo na nota.

Em Oeiras, existem 28 entidades com resposta de SAD, com uma capacidade para 935 utentes.

 

MADEIRA: Governo Regional atribui nome do padre Tomé Sumares a Estrada Regional

 

O conselho do Governo Regional da Madeira decidiu hoje atribuir o nome do padre Tomé Célio Sumares à Estrada Regional 114 que estabelece a ligação entre a Via Rápida em Santa Rita e a Estrada Monumental.

O Governo Regional teve em conta, na sua decisão, a "dedicação ímpar" do padre Tomé Célio Sumares ao serviço das populações e no desempenho das suas funções eclesiásticas, nomeadamente como prefeito e professor do Seminário Menor e Maior, pároco das paróquias do Loreto e da Vitória e como professor da Escola Horácio Bento de Gouveia.

Foi igualmente considerado o seu "notável" trabalho na Paróquia da Vitória ao longo de quase quarenta anos e que graças à sua visão e perseverança culminou na construção da atual Igreja da Vitória.

O Governo Regional autorizou ainda a celebração de contratos-programa com a Associação do Escoteiros de Portugal (14.000 euros) e com a Associação Estudantina Académica da Madeira (1.200 euros)

Entre outras decisões, autorizou também a expropriação de 12 parcelas de terreno, uma referente à obra de construção da via expresso entre a Boaventura e São Vicente e 11 referentes à "Construção da ER 101, entre a Calheta e os Prazeres - Troço Estreito da Calheta/Prazeres - 2ª Fase".

 

RYPS/DYA/MHC/EC // MCL/MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar