13-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 13 jun (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ABRANTES: Autarquia facilita interação com cidadãos

 

A Câmara Municipal de Abrantes lança hoje a campanha "Abrantes sempre à mão", uma ferramenta interativa que visa facilitar o contacto entre os cidadãos e os serviços da autarquia.

O objetivo é informar e estimular a adesão às plataformas e aplicações digitais, sendo que a aplicação "Sou Cidadão" pode ser descarregada no telemóvel (smartphone), possibilitando um contacto interativo por via da circulação de informação, de eventos ou do registo de ocorrências.

Em funcionamento está já a plataforma digital "Abrantes 360" (abrantes360.cm-abrantes.pt), através da qual a Câmara disponibiliza aos cidadãos serviços da autarquia online, acessíveis a qualquer hora, facilitando a tramitação de processos, a consulta de documentos, a interação com os serviços camarários e evitando deslocações à Câmara.

 

VILA DE REI: Autarquia cria Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência

 

O município de Vila de Rei anunciou a entrada em atividade de um Gabinete de atendimento à Vítima de Violência, com acompanhamento gratuito e confidencial, de quinze em quinze dias.

Em nota de imprensa, a autarquia refere que este novo departamento tem o objetivo de "prestar apoio diferenciado às vítimas de violência", nomeadamente no âmbito jurídico e social.

A criação deste espaço nasce na sequência do protocolo de colaboração assinado entre o município de Vila de Rei e a Amato Lusitano - Associação para o Desenvolvimento, que prevê ainda a promoção de campanhas junto da comunidade e das escolas no sentido de sensibilizar para esta temática, pode ainda ler-se na mesma nota informativa.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Exposição de fotografia sobre peças do Teatro da Rainha

 

O Teatro da Rainha inaugura, no dia 19, uma exposição de fotografias relativas à sua última criação, "A Paz", de Aristófanes, apresentada em Caldas da Rainha, nas Festas da Cidade, no passado mês de maio.

José Serrão, Margarida Araújo, Pedro Bernardo e Lina Cruz são os autores de uma seleção de fotografias que mostram a diversa perspetiva de cada um dos fotógrafos.

Paralelamente, o artista Valter Vinagre expõe cinco fotografias – de grande formato - por si selecionadas, do espetáculo, "Europa 39", a partir dos textos "Dansen", "Quanto custa o ferro? Rascunhos de 1939" e "Mies & Meck", de Bertolt Brecht, encenado por Luís Varela e estreado em 2017, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha.

A exposição estará patente até ao dia 17 de julho, na Sala Estúdio do Teatro da Rainha, nas Caldas da Rainha.

 

 

MADEIRA: Linha de crédito apoia produção de cana de açúcar

 

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas e o Crédito Agrícola assinaram hoje um protocolo que consagra a abertura de uma linha de crédito bonificado para a campanha de 2018 da cana de açúcar.

A linha de crédito tem um valor global de 2,8 milhões de euros, com o Governo Regional a suportar parte dos juros durante um ano, e estará em vigor entre 01 e 30 julho.

Esta linha antecipa, num ano, o pagamento aos agricultores dos apoios comunitários consagrados no Programa POSEI.

 

 

MADEIRA: Ronaldo apela a dádivas de sangue

 

O futebolista Cristiano Ronaldo está associado, a partir de hoje, à campanha promocional da dádiva de sangue junto da população mais jovem do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM), numa parceria estabelecida com uma farmacêutica.

A iniciativa ‘Be the One' pertence à Abbott Laboratórios, com a qual Cristiano Ronaldo já participava noutros países e ficou hoje assinalada pelo descerrar de uma lona de grandes dimensões no Hospital Central do Funchal, com a figura do futebolista.

Esta campanha promocional do Serviço de Sangue e de Medicina Transfusional, aposta em trazer novos dadores e na fidelização dos mesmos, já que a Madeira teve problemas de dádivas, como reconheceu o secretário da tutela, Pedro Ramos.

"Junta-te ao Cristiano Ronaldo e ao SESARAM. Doa Sangue. Podes Salvar uma Vida" é o lema que figura na lona, sendo que existe ainda a possibilidade de, "num futuro próximo, possa ser executada uma campanha mais direcionada para os dadores regionais e que terá Ronaldo como protagonista".

 

 

OESTE: Projeto de bibliotecas candidato a Orçamento Participativo Portugal

 

O projeto “Reunir memória, recriar futuro” apresentado pelas doze bibliotecas municipais que integram a Rede Intermunicipal das Bibliotecas do Oeste passou à fase de votação no Orçamento Participativo Portugal, divulgou hoje a Câmara da Nazaré.

O projeto desenvolvido pelas bibliotecas municipais de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Peniche, Nazaré, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras integra duas componentes de acesso à informação e ao conhecimento, e tem como objetivo contribuir para a valorização coletiva, cultural e identitária, dos 12 Municípios do Oeste.

A primeira vertente incidirá sobre a memória coletiva, através da construção e disponibilização de uma coleção digital de documentos, que constituirá o “Repositório Coletivo das Memórias do Oeste”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Os cidadãos poderão votar no projeto da sua preferência até 30 de setembro, sendo o da rede de bibliotecas do Oeste candidato a uma verba de 300 mil euros disponibilizada pelo Governo para o financiamento de projetos na área da cultura da Região Oeste.

 

 

PENICHE: Marinha inativa engenho explosivo no mar

 

Mergulhadores da Marinha inativaram hoje um engenho explosivo que se encontrava a cerca de 1 milha (1,8 quilómetros) a sul das ilhas Berlengas, no concelho de Peniche, informou a Marinha na sua página da internet.

O alerta foi dado cerca das 06:30 de hoje por uma embarcação de pesca que estava a operar naquele local e informou a Polícia Marítima de Peniche sobre o avistamento de um engenho à deriva. A Marinha presume que se tratasse de uma mina de fundear de exercício.

Uma lancha da Polícia Marítima de Peniche deslocou-se de imediato para o local para realizar o acompanhamento da deriva do objeto e de efetuar a interdição da área por questões de segurança à navegação.

 

JYCA/EC/MYF/DYA/JLG // MAG/JLG

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar