30-05-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Efemérides Lusa - 01 de junho

Lisboa, 30 mai (Lusa) - Principais acontecimentos registados no dia 01 de junho, Dia Mundial da Criança, Dia Nacional do Sobreiro e Dia Mundial do Leite (FAO):

 

1295 - D. Dinis concede foral a Salvaterra de Magos.

 

1510 - D. Manuel I concede foral à Covilhã.

 

1764 - É criada a Manufatura da Cutelaria de Lisboa.

 

1865 - É fundada a Companhia União Fabril para a produção e comércio de tabaco, sabão e sabonetes, velas de estearina, óleo de purgueira e outros produtos químicos.

 

1890 – Suicídio do escritor Camilo Castelo Branco, em São Miguel de Seide. Tinha 65 anos.

 

1917 – É fundado o Conservatório de Música do Porto.

 

1925 – Inauguração da ponte de Alcácer, com ligação de caminho-de-ferro. Fica concluída a Linha do Sul.

 

1926 – Nasce Marilyn Monroe, em Los Angeles, com o nome Norma Jeane Mortensen.

 

1936 – Estreia o filme português " O trevo de 4 folhas", com Beatriz Costa, Nascimento Fernandes e com o ator brasileiro Procópio Ferreira. Este filme realizado por Chianca de Garcia e com argumento adaptado da obra de Tomás Ribeiro Colaço é classificado como "filme perdido" não tendo chegado aos nossos dias qualquer cópia ou negativo.

 

1942 - II Guerra Mundial. As forças nazis impõem o uso da estrela amarela a todos os cidadãos judeus das nações ocupadas.

 

1944 – O ditador Oliveira Salazar suspende as exportações de volfrâmio para a Alemanha nazi, que mantinha desde os anos de 1930.

 

1946 – É proclamada a República da Cochinchina.

 

1948 – Morre o compositor e pianista português José Vianna da Motta, um dos últimos alunos de Franz Liszt, impulsionador da modernidade da música portuguesa na viragem do século XIX para o século XX. Tinha 80 anos.

 

1958 – Charles De Gaulle aceita regressar à chefia do Governo francês, com a atribuição de poderes excecionais durante 6 meses, para responder aos conflitos na Argélia e na Indochina. De Gaulle abre caminho à IV República Francesa com a proposta de referendo de uma nova Constituição.

 

1961 – Eusébio estreia-se oficialmente pelo Benfica com um golo e um penálti falhado em Setúbal para a Taça de Portugal.

 

1962 - O líder do PAIGC, Amílcar Cabral, apresenta o relatório "O Nosso Povo, o Governo Português e a ONU" na Comissão das Nações Unidas para os territórios africanos administrados por Portugal.

 

1963 - O ministro da Defesa britânico, John Profumo, renuncia ao cargo, depois de descoberta a ligação a uma "callgirl", próxima de um funcionário da embaixada da RDA, em Londres.

 

1967 – Lançamento de “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles.

 

1968 – Morre, com 87 anos, a autora e pedagoga Helen Keller, precursora do ensino para cegos.

 

1973 - Membros do quadro permanente das Forças Armadas, como Ramalho Eanes, Hugo dos Santos e Vasco Lourenço, denunciam a exclusão dos oficiais que contestam a guerra do Congresso dos Combatentes.

 

1974 – Cimeira nos Açores do presidente português António de Spínola com o presidente dos EUA Richard Nixon.

 

1977 – A URSS acusa de traição o defensor dos direitos humanos Anatoly Shcharansky, matemático e investigador, que foi mantido preso até 1896.

 

1980 – Lançamento do canal de televisão por cabo CNN.

 

1987 – O Instituto Português de Oncologia realiza o primeiro transplante terapêutico da medula em Portugal.

 

- A praia do Tamariz, no Estoril, é a primeira praia portuguesa a receber a Bandeira Azul.

 

1988 – A URSS e os EUA ratificam o tratado para a eliminação dos mísseis de alcance intermédio.

 

1989 – É aprovada a segunda revisão da Constituição da República Portuguesa.

 

1990 – O presidente dos EUA George Bush e o líder soviético Mikhail Gorbatchov assinam os acordos para o controlo de armamento e a eliminação das armas químicas.

 

1992 - Os dinamarqueses dizem não ao Tratado de Maastricht.

 

1995 – Encerra a primeira fase da reprivatização da Portugal Telecom. A operadora passa a incorporar a operadora internacional Marconi.

 

1996 - O Partido Cívico Democrático, de Vaclav Havel, vence as eleições legislativas na República Checa.

 

1998 – Criação do Banco Central Europeu.

 

1999 - Nelson Mandela termina o mandato na Presidência da África do Sul, sucedendo-lhe Thabo Mbeki.

 

2001 - A família real do Nepal – rei, rainha e outros sete membros – é morta pelo príncipe herdeiro Dipendra, que se suicida.

 

2002 - Entra em vigor, na República Checa, a primeira legislação mundial para o combate à “poluição luminosa”.

 

2003 - Fecham as comportas da barragem das Três Gargantas em Yichang, na China, a maior barragem do mundo.

 

2004 – A proposta de lei para a criminalização do aborto, apresentada pela administração de George W. Bush, é declarada inconstitucional pela Justiça federal dos EUA.

 

– Toma posse o Governo interino do Iraque, presidido por Iyad Allawi.

 

2005 – A Assembleia da República aprova a proposta de revisão da Constituição para permitir o referendo ao Tratado Constitucional Europeu, em simultâneo com as autárquicas.

 

- Os eleitores holandeses rejeitam, em referendo, o Tratado Constitucional Europeu com 61,6 por cento dos votos.

 

- O Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades é atribuído ao Instituto Camões.

 

2006 – Apresentação do Plano Nacional de Leitura.

 

- Demissão dos ministros do Interior e da Defesa de Timor-Leste, no dia em que a ONU contabiliza 105 mil deslocados pela crise no país. Xanana Gusmão apela à paz e à unidade nacional.

 

- Morre a cantora espanhola Rocio Jurado, aos 61 anos.

 

2007 - Entra em vigor a Lei da Segurança Social com novas regras para o cálculo das pensões.

 

- O governo aprova o novo Código dos Contratos Públicos, que reforça os mecanismos de compensação de controlo financeiro e dos deveres especiais de informação do Setor Empresarial do Estado e das empresas públicas, e o novo regime jurídico do património imobiliário público.

 

- Entra em vigor a nova legislação comunitária sobre registo, avaliação e autorização de produtos químicos - REACH.

 

- O atirador olímpico João Costa, já qualificado para os Jogos de Pequim2008, vence, pelo segundo ano consecutivo, a Taça do Mundo de Munique na categoria de Pistola Livre a 50 metros.

 

2008 - Os bilhetes de avião em papel deixam de existir. A partir desta data as companhias-membro da Associação Internacional de Transporte Aéreo, como a portuguesa TAP, passam apenas a utilizar bilhetes eletrónicos.

 

- Morre, com 71 anos, Yves Saint Laurent, um dos maiores costureiros franceses do século XX.

 

2009 - A General Motors, o maior fabricante automóvel dos Estados Unidos, símbolo histórico da iniciativa privada norte-americana, declara falência.

 

- Recomeça a atividade nas minas de Aljustrel com a retoma dos trabalhos de desenvolvimento na mina de Feitais.

 

- Gripe A H1N1. É confirmado o segundo caso em Portugal.

 

- O voo AF 447 da Air France, que fazia a ligação entre Rio de Janeiro e Paris, desaparece dos radares quando sobrevoava o Oceano Atlântico, às 06:00 TMG (07:00 em Lisboa). Tinha 228 pessoas a bordo.

 

- O português António Horta Osório, presidente executivo do banco Abbey no Reino Unido, passa a fazer parte do conselho de administração como membro não-executivo do Banco de Inglaterra, o banco central britânico. A nomeação, aprovada pela rainha Isabel II por sugestão do ministério das Finanças e do primeiro-ministro, Gordon Brown, é válida por um período de três anos.

 

2010 - Entram em vigor as novas taxas de IRS.

 

- É inaugurada a sala DIAP Júnior, para audição das crianças que são abusadas sexualmente.

 

- Vítor Constâncio inicia funções como vice-presidente do Banco Central Europeu.

 

2012 - A Irlanda aprova em referendo, com 60,3% de votos a favor, a ratificação do pacto orçamental europeu.

 

- A Assembleia da República aprova, por maioria, a reforma administrativa de Lisboa, que reduz para 23 as 54 freguesias da capital e cria a autarquia do Parque das Nações com território pertencente ao município de Loures. A criação da Freguesia do Parque das Nações, que pertencerá a Lisboa, é aprovada com um insólito erro no mapa, no qual a própria sede da empresa municipal Gebalis passa para território de Loures.

 

2013 – É concretizada a primeira fase da privatização da PT, através da passagem para o setor privado de 51,8 milhões de ações (27,26% do seu capital).

 

2014 - O remador olímpico português Pedro Fraga sagra-se campeão da Europa de skiff ligeiro, nos campeonatos que decorreram em Belgrado, na Sérvia.

 

- Os protestos contra a construção de um centro comercial no parque Gezi, em Istambul, transformam-se num ataque aberto contra o governo, com palavras de ordem a exigir a demissão de Erdogan. As principais artérias do centro da cidade são bloqueadas pela polícia que ordena a suspensão de numerosas linhas de transportes públicos.

 

- Morre, aos 77 anos, Antonio Rada, ex-futebolista autor de um dos quatro golos com que a Colômbia empatou 4-4 com União Soviética no Mundial de 1962, em Barranquilla.

 

2016 - A instância Central da Comarca da Madeira condena o deputado regional do CDS-PP Lino Abreu a 2 anos e 6 meses de prisão efetiva, pela prática do crime de corrupção passiva para ato ilícito.

 

2017 - Donald Trump anuncia a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris relativo às alterações climáticas.

 

- Morre, aos 91 anos, Tankred Dorst, dramaturgo alemão que publicou a obra do Prémio Georg Büchner, autor proibido em Portugal antes do 25 de Abril, mas que Os Bonecreiros e o Teatro Aberto encenaram.

 

- Morre Armando Silva Carvalho, aos 79 anos, poeta e tradutor, nas Caldas da Rainha.

 

=============.

 

Este é o centésimo quinquagésimo segundo dia do ano. Faltam 213 dias para o termo de 2018.

 

Pensamento do dia: "No amor que nos dão é que nós graduamos o que valemos em nossa consciência". Camilo Castelo Branco (1825-90), escritor português.

 

Lusa/Fim.

 

 

 

 

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar