25-05-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Lisboa, 25 mai (Lusa) – Notícias breves do País:

 

NAZARÉ: Cento e cinquenta quilos de polvo aprendido e doado a instituições

 

O Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré apreendeu, no porto de pesca, 150 quilos de polvo “por não possuírem o peso regulamentar de venda (750 gramas)”, divulgou hoje a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM).

A apreensão foi efetuada no âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, moluscos bivalves vivos e crustáceos, realizada na quinta-feira.

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higio-sanitário pela entidade competente, “foi entregue a várias instituições de solidariedade, por se encontrar próprio para o consumo”, refere um comunicado da DGRM.

 

 

ALCOCHETE: Vila Saúde durante dois dias

 

Alcochete acolhe entre hoje e domingo a sexta edição da Feira da Saúde com rastreios, terapias alternativas, workshops e aulas ao ar livre, certame que é inaugurado pela secretária de Estado da Saúde, Rosas Valente de Matos.

A feira é organizada pela Câmara Municipal de Alcochete em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Arco Ribeirinho e vai decorrer entre o largo de São João, a rua Comendador Estêvão de Oliveira e o largo da Misericórdia.

Em paralelo, e integrada na programação da Feira da Saúde, decorre no jardim do coreto, o terceiro Festival de Yoga organizado pelo Espaço Cultural Kálí com aulas de yoga, de meditação e palestras.

 

 

LISBOA: PJ detém assaltante à mão armada

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 44 anos, fortemente indiciado como autor da prática de um crime de roubo agravado a um motorista de táxi, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a PJ revelou que os factos foram cometidos a 08 de dezembro, quando o presumível autor do assalto abordou um táxi na zona do Centro Comercial Colombo, solicitando transporte para o Bairro da Boavista, em Lisboa.

Depois de determinar ao motorista o local onde devia parar, apontou-lhe uma arma de fogo, roubando uma quantia superior a duas centenas de euros que aquele tinha na sua posse.

O detido vai ser presente a primeiro interrogatório judicial, no qual será sujeito à aplicação das medidas de coação processual adequadas.

 

 

LISBOA: Fantoches, histórias e malabarismo para o Dia da Criança no Areeiro

 

O Jardim Fernando Pessa, no Areeiro, em Lisboa, recebe a 02 de junho a 1ª edição do Jardim de Encantar, uma iniciativa que junta fantoches, contadores de histórias e malabarismo para assinalar o Dia Mundial da Criança.

De acordo com a Junta de Freguesia do Areeiro, que organiza esta iniciativa, o evento terá um teatro/concerto, fantoches, contadores de histórias, workshops de plasticina e um espetáculo de artes circenses com malabarismo.

O espaço “estará preparado para receber as famílias, com áreas de lazer que convidam a piqueniques e convívio, insufláveis, trampolins e os já habituais jogos tradicionais, pinturas faciais e modelagem de balões”, acrescentou.

O Jardim de Encantar, com entrada livre, decorre entre as 10:00 e as 19:00.

 

 

RIO MAIOR: Jovens diabéticos promovem treino de futsal e sensibilização para prática desportiva

 

A equipa DiabPT United, que integra membros de associações nacionais de jovens diabéticos, promove domingo, em Rio Maior, um treino de preparação para o Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes.

O treino, promovido pelo Núcleo Jovem da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal e pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo de Rio Maior (distrito de Santarém) com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da prática desportiva nas pessoas com diabetes tipo 1, captar a atenção de jovens com diabetes que morem nesta zona do país para que integrem a equipa de futsal DiabPT United no próximo ano e incentivar a população a apoiar os jogadores.

A equipa DiabPT United irá participar em torneios nacionais e no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes – DiaEuro, que decorrerá de 21 a 29 de julho, em Bratislava, na Eslováquia, afirma uma nota dos promotores da iniciativa.

 

 

RIO MAIOR: Finalistas de desporto promovem iniciativa de preparação para o mercado de trabalho

 

Os alunos finalistas da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Instituto Politécnico de Santarém) promovem, de segunda a quarta-feira da próxima semana, o “BalstOff18”, símbolo da “descolagem dos alunos finalistas para a inserção no mercado de trabalho”.

Sob o lema “O futuro é agora”, o evento visa “dar visibilidade às competências adquiridas e às experiências profissionais vividas pelos alunos no desenvolvimento dos projetos de final de curso, tendo em vista sensibilizar os empregadores para a qualidade da formação dos estudantes finalistas”, afirma uma nota da ESDRM/IPSantarém.

Este ano, da ESDRM vão sair “mais de 200” novos licenciados, que, com entidades de estágio e empregadores, estarão nesta edição do “Blast-Off”.

A iniciativa integra a exposição de trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo relativos aos estágios académicos dos cursos de licenciatura, realizando-se na segunda-feira o concurso entre as melhores equipas que, em cada curso, desenvolveram projetos de ideias de negócio e a “palestra motivacional e inspiradora” para a empregabilidade, com testemunhos de diplomados da escola.

 

 

SANTARÉM: Dia de África no Fórum Actor Mário Viegas

 

O Dia de África é celebrado hoje à noite no Fórum Actor Mário Viegas, do Centro Cultural Regional de Santarém, com um serão africano, iniciativa da disciplina de Literatura e Cultura Africanas da Universidade da Terceira Idade de Santarém (UTIS).

A sessão conta com a atuação do Coro da UTIS, com música coral e de raiz africana, um momento de poesia e a participação do Grupo de Violas da UTIS, com música de matriz africana, afirma uma nota do Centro Cultural Regional de Santarém.

O serão encerra com um baile ao som de “2 Megabits”, composto por José Emídio e José Joaquim, professores da UTIS.

 

RCS/RCP/DYA/MLL // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar