07-05-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Lourinhã pede obras urgentes em estrada nacional cujo piso abateu

Lourinhã, Lisboa, 07 mai (Lusa)- A Câmara da Lourinhã, no distrito de Lisboa, pediu hoje obras urgentes na Estrada Nacional 8-2, cujo piso abateu na localidade da Carrasqueira, obrigando a circulação a fazer-se de forma alternada desde há várias semanas.

Em comunicado, o município refere que diligenciou junto da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) e pediu audiências ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, “tendo em vista uma solução urgente” para o problema, que se arrasta há cerca de um mês.

Questionada pela Lusa, a IP esclareceu que “procedeu a sondagens no local e ao levantamento topográfico e está a elaborar o projeto de execução”, estimando tê-lo concluído “até final do mês”, altura em que apenas vai ter condições para lançar concurso para a empreitada.

Segundo a autarquia, desde o início de abril que o troço da EN8-2, entre a Lourinhã e Torres Vedras, piorou e apresenta “fendas visíveis, devido ao abatimento do terreno”, o que levou a IP a instalar desde essa altura semáforos para a circulação se fazer de forma alternada.

Sendo a principal via de acesso ao concelho a sul, o problema tem “desencadeado congestionamentos e longas filas de trânsito”, condicionando a circulação de veículos de emergência e de quem reside, trabalha e visita a Lourinhã, alertou a autarquia.

O presidente da Câmara, João Duarte Carvalho, mostrou-se “preocupado” com o agravamento do congestionamento no verão com o aumento do fluxo de turistas ao concelho.

As obras estão orçadas em 200 mil euros e compreendem a construção de um muro de suporte e a recuperação da plataforma rodoviária.

O condicionamento ao trânsito, esclareceu, vai “manter-se até que seja possível proceder à necessária intervenção definitiva”, para garantir a segurança dos utilizadores da via.

Em 2017, a IP efetuou melhorias no piso da EN8-2 nas localidades de Lourim e Carrasqueira, também no concelho da Lourinhã.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar