09-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Obras do artista Petri Salo entre realismo e ficção expostas em Lisboa

Lisboa, 09 jan (Lusa) - O artista plástico finlandês Petri Salo vai inaugurar a exposição "Departure for the island of Cythera", com obras pinturas entre o realismo e a ficção, na sexta-feira, no Espaço Exibicionista, em Lisboa.

Esta nova exposição individual do artista, nascido em Helsínquia, em 1963, e que reside em Portugal há mais de 20 anos, tem inauguração prevista para as 21:00.

Petri Salo estudou desenho, pintura e história da arte entre 1986 a 1991, tem realizado várias exposições a solo na Finlândia e em Portugal, e, no seu trabalho, aborda frequentemente as contradições entre o realismo e a ficção.

Nesta exposição, as pinturas do artista abordam o tema do encontro entre várias personagens e a forma como testemunham acontecimentos inesperados.

"Em todos eles, o mais importante parece ser a ideia de encontrar o místico, em que a vida do personagem principal muda de curso, baseado nesse evento. As coisas do quotidiano mudam, tornando-se completamente diferentes e coisas inesperadas materializam-se", descreve um texto sobre a exposição.

As pinturas apresentadas obedecem a uma lógica irreal, cuja origem tem ligações com a história do próprio artista, e de como é influenciado pela arquitetura, arte, móveis e construções antigas negligenciadas do passado.

Em 2015, a obra de Petri Salo foi alvo de uma exposição intitulada "História/Dimensões/Movimento", no Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, uma localidade que tem sido fonte de inspiração para o artista.

 

AG // TDI

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar