11-02-2019 Educação, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Escolas de Turismo de todo o país disputam concurso nas Caldas da Rainha

Caldas da Rainha, Leiria, 11 fev (Lusa) - Alunos e estabelecimentos de ensino de hotelaria de todo o país disputam durante dois dias, nas Caldas da Rainha, numa organização do Turismo de Portugal, um lugar na final europeia do Concurso Anual de Escolas de Turismo.

A “edição mais participada de sempre” do concurso inter-escolas arrancou hoje nas Caldas da Rainha, cidade anfitriã da iniciativa, que, “pela primeira vez, foi alargada a escolas fora da rede do Turismo de Portugal”, disse à agência Lusa Filipe Silva, do conselho consultivo daquele organismo.

A 14.ª edição do concurso junta assim às 12 escolas do Turismo de Portugal, as congéneres de Aveiro, Fátima, Coimbra e Colares, aumentando a participação para “127 alunos de 17 escolas de norte a sul do país”.

A iniciativa atesta da “importância” que o Turismo de Portugal atribui à formação, “uma área chave” para o organismo cuja rede escolar forma “quase 4.000 alunos por ano, nas mais diversas especialidades”, para conseguir dar “uma resposta às necessidades das empresas de um setor que reclama por recursos cada vez mais qualificados”, afirmou o mesmo responsável.

A “elevada taxa de sucesso em termos de empregabilidade “dos alunos formados pelas escolas do Turismo de Portugal é, segundo Filipe Silva, “resultante da qualidade da formação” prestada, mas também, “do bom momento que o setor atravessa”, com um crescimento explosivo em alguns subsetores”, sublinhou, exemplificando com a animação turística, que soma atualmente “mais de 8.000 empresas”.

O nível de formação ministrado tem também contribuído para que “Portugal vá conseguindo bastantes medalhas nos concursos anuais” promovidos pela Associação Europeia de Escolas de Turismo, de que o Turismo de Portugal é membro fundador, afirmou Ana Paula Pais, vice-presidente da associação e coordenadora da rede de escolas de hotelaria do Turismo de Portugal.

As escolas da rede, “de forma global, têm tido muito bom desempenho e conseguiram no ano passado sete medalhas (duas de ouro, duas de prata e três de bronze), valor que poderá crescer com o alargamento a mais quatro escolas do país.

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que integra os polos das Caldas da Ranha e de Óbidos, recebe o concurso pela segunda vez, tendo sido anfitriã pela primeira vez na quarta edição.

 

DYA // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar