06-09-2018 Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 06 set (Lusa) – Notícias breves do País:

 

MOITA: Festas do concelho tornam-se eco-evento e promovem reciclagem

 

As Festas da Moita, no distrito de Setúbal, que decorrem entre 07 e 16 de setembro, vão tornar-se um eco-evento ao promover a reciclagem de resíduos, uma iniciativa do município e da Amarsul, informou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal do Seixal explicou que, nos três primeiros dias do evento, a Amarsul, empresa responsável pelo tratamento de resíduos na margem sul do Tejo, irá sensibilizar a população para as “boas práticas de prevenção, reutilização e reciclagem de resíduos”, enquanto o município recolherá os sacos ao final de cada noite.

A Tarde do Fogareiro, no dia 14 de setembro, é um dos momentos mais altos desta festividade, por isso, a Amarsul vai disponibilizar colaboradores para a recolha de vidros.

“A Câmara Municipal da Moita está a contribuir para a diminuição dos resíduos depositados em aterro e a implementar boas práticas ambientais, canalizando os diferentes resíduos para tratamento e valorização na central de triagem da Amarsul”, referiu a autarquia.

 

 

LOULÉ: GNR detém suspeito de furto em residência

 

A GNR deteve na quarta-feira um homem suspeito de furto no interior de residência em Loulé, no Algarve, anunciou hoje o Comando Territorial de Faro daquela força de segurança.

O detido tem 43 anos e foi identificado na sequência de diligências realizadas por elementos da Investigação Criminal da GNR de Loulé após uma denúncia por furto, precisou a força de segurança num comunicado, sublinhando que, além da detenção, foi possível recuperar “todos os objetos acabados de furtar, bem como outros que se suspeita de serem provenientes de outros furtos”.

Entre os objetos apreendidos estão dois computadores portáteis, uma máquina fotográfica, três telemóveis, quatro relógios, uma consola de videojogos, diversas peças em ouro - anéis, fios e pulseiras -, um leitor de música, um “trolley” de viagem utilizado na ocultação e transporte dos objetos furtados, oito plantas de canábis e 1.600 euros em numerário, revelou a GNR.

A mesma fonte frisou que o detido “já cumpriu 11 anos de prisão por crimes contra o património e tráfico de estupefacientes”.

 

 

TAVIRA: PJ detém suspeito de atear incêndio na Luz de Tavira

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de ter ateado um incêndio na zona da Luz de Tavira, freguesia do concelho de Tavira, no distrito de Faro, anunciou hoje a diretoria do sul desta força de polícia judicial.

Os investigadores recolheram indícios que levam a crer que o detido, a 01 setembro, “por volta das 15:30, munido com um isqueiro, ateou fogo a dois anexos de uma habitação”, que foram consumidos pelo fogo, contextualizou a PJ num comunicado.

“O incêndio só não tomou maiores proporções devido à pronta intervenção dos bombeiros. A habitação e anexos são pertença da ex-companheira do arguido, o qual agiu motivado por ciúmes por esta ter um novo relacionamento”, revelou a PJ sobre a motivação do alegado autor do crime.

O detido tem 44 anos, vai hoje ser presente em tribunal e conhecer as eventuais medidas de coação a que ficará sujeito.

 

 

TORRES VEDRAS: PSD Oeste exige reposição de horários na Linha do Oeste

 

A Comissão Política do PSD-Área Oeste exigiu ao Governo a reposição dos horários suprimidos na Linha do Oeste cuja alteração do traçado continua a defender.

Num comunicado enviado às redações o PSD-Área Oeste criticou a falta de investimento visível na “falta de recursos para comprar e fazer a manutenção das carruagens” e o corte dos horários, que a transformaram “numa linha quase fantasma”.

No comunicado em que repudiou a atuação da administração da CP e exigiu “uma enérgica ação do Governo que permita à CP resolver os seus problemas de tesouraria e prestar o serviço devido às populações” o PSD alerta que “o anunciado investimento na eletrificação desta linha, sem contemplar a alteração do traçado da mesma” poderá transformar-se num novo “elefante branco” por não conseguir atrair novos clientes, quer passageiros quer de mercadorias.

 

DYA/MHC/DYBS // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar