10-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 10 mai (Lusa) - Notícias breves do País:

 

LISBOA: Três dias de tasquinhas, fado, tuna e ranchos na freguesia de Areeiro

 

A Festa das Coletividades e Casas Regionais de Lisboa regressa a Lisboa de 18 a 20 de maio, e vai ter fado, tunas e rancho no programa, foi hoje anunciado.

A quarta edição do evento vai decorrer junto à fonte Monumental, na freguesia de Areeiro, entre as 21:00 e as 00:00, e vai ter um encontro de concertinas na primeira noite.

O fado reserva a noite de 19 de maio e, de acordo com o comunicado da organização, vai haver "vários espetáculos de dança, tunas, ranchos e música tradicional portuguesa".

Regressam também as tasquinhas "com iguarias e produtos tradicionais de norte a sul do país", segundo a organização, e ainda um espaço para trabalhos de artesanato de Areeiro.

 

 

TORRES VEDRAS: Concelho vai ter Equipa Permanente de Socorro à População

 

Os Bombeiros de Torres Vedras vão contar com uma Equipa de Intervenção Permanente para prestar socorro às populações, anunciou hoje a Câmara Municipal depois de assinar um protocolo para o efeito.

Cada Equipa de Intervenção Permanente é constituída por quatro bombeiros e um chefe de equipa, com os seus custos a serem divididos, em partes iguais, pelas autarquias e pela Autoridade Nacional de Proteção Civil.

A constituição destas equipas resulta de um protocolo entre as autarquias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil e as Associações de Bombeiros Voluntários, com o objetivo de promover a melhoria e a eficiência das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes.

 

 

SINTRA: Reparação de muro em Galamares concluído até julho

 

A reparação de um muro de suporte na Estrada Regional (ER) 247, em Galamares, na ligação entre Sintra e Colares, terá início ainda este mês e deve ficar concluída até "meados de julho", anunciou hoje a Infraestruturas de Portugal.

Segundo uma nota da Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pela rede rodoviária nacional, foi adjudicada "a empreitada de estabilização da plataforma rodoviária e de construção de um muro de suporte ao quilómetro 75,450 da ER247, num troço localizado entre a vila de Sintra e Colares".

"Os trabalhos terão inicio até final deste mês e a conclusão está prevista para julho", adiantou o comunicado, mas fonte oficial da IP acrescentou que a empreitada, orçada em cerca de 50.000 euros, deverá ficar pronta até "meados de julho".

O abatimento de parte do piso, em novembro de 2017, na zona da Ponte Redonda, em Galamares, obrigou a IP a condicionar a circulação, regulando com semáforos o trânsito alternado numa só via da faixa de rodagem, dificultando o acesso ao litoral sintrense.

 

 

OEIRAS: Gastronomia e Vinhos à prova no Palácio do Marquês de Pombal

 

O palácio Marquês de Pombal, no concelho de Oeiras, vai acolher entre sexta-feira e domingo a sexta edição do "Há Prova em Oeiras - Gastronomia e Vinhos”, um evento que tem entrada gratuita, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Oeiras (distrito de Lisboa) explica que o objetivo deste evento é, por um lado, "promover a riqueza histórica e patrimonial do palácio Marquês de Pombal" e, por outro, "divulgar a qualidade da restauração do concelho e dos vinhos.

Nesse sentido, durante três dias, estarão presentes neste evento conceituados produtores e reconhecidos vinhos nacionais, decorrendo, em paralelo, várias animações culturais.

 

 

TORRES VEDRAS: 12 empresas do concelho são PME Excelências

 

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME) e Inovação e o Turismo de Portugal distinguiu 12 empresas de Torres Vedras como PME Excelência e 64 como PME Líder.

A Câmara Municipal decidiu também a homenageá-las no primeiro aniversário do LabCenter, ocasião em que o presidente da autarquia realçou o seu contributo para a economia local e nacional e para a criação de emprego, num concelho onde a taxa de desemprego (4,6%) é inferior à do país (7,8%).

Carlos Bernardes destacou também os objetivos a longo prazo, no que refere ao empreendedorismo, que consistem em promover a fixação de empresas no concelho, através da concessão de incentivos.

 

 

ÓBIDOS: Detido em flagrante por furto em interior de veículo

 

Um homem de 39 anos foi detido em flagrante delito, em Óbidos, por furto em interior de veículo, divulgou hoje a GNR.

“O suspeito foi surpreendido a furtar um veículo, através de quebra de vidro, estacionado num parque de estacionamento”, divulgou a GNR num comunicado, onde explica que a detenção ocorreu no âmbito de uma investigação por furtos em interior de veículos, desenvolvida há cerca de dois meses pelo Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal de Caldas da Rainha.

No veículo do suspeito “foram recuperadas três malas de viagem e apreendidas ferramentas utilizadas para arrombamento e quebra de vidros”, refere a GNR que, numa busca domiciliária à casa do suspeito (em Rinchoa – Rio de Mouro) apreendeu produtos de outros furtos, nomeadamente: uma mala com discos de vinil; um computador portátil, diversas malas de viagem; moedas alusivas ao Palácio da Pena, em Sintra; “souvenirs” de turismo; um cartão de crédito de cidadão francês e 1.500 rupias do Sri Lanka.

Na busca domiciliária foram ainda identificados cinco indivíduos, com idades compreendidas entre os 21 e 37 anos, um dos quais se encontrava indocumentado e um outro tinha um mandado de detenção pendente.

O detido, foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência.

 

 

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO: Câmara e sindicatos assinam acordo coletivo de trabalho que repõe dias de férias

 

A Câmara de Vila Real de Santo António assinou um acordo coletivo de trabalho com os sindicatos “mais representativos” dos funcionários, que repõe 25 dias úteis de férias e dá direito ao dia de aniversário, anunciou hoje o município.

A possibilidade de o trabalhador ser dispensado para o funeral de parentes de 3.º e 4.º graus também está assegurada pelo acordo, subscrito pelo município e dirigentes do Sindicato Nacional Trabalhadores Administração Local (STAL) e do Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e Entidades com Fins Públicos (STE), indicou a Câmara algarvia num comunicado.

A presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, considerou que o acordo “repõe não só direitos que haviam sido retirados aquando da situação conjuntural de crise, mas vai também mais além na atribuição de benefícios” para os trabalhadores.

“Por outro lado, permite uma melhor conciliação da vida profissional com a vida pessoal dos trabalhadores do município, contribuindo para um melhor ambiente de trabalho”, defendeu a autarca, citada no comunicado.

 

 

TAVIRA: Duas dezenas de restaurantes do concelho aderem a Festival de Gastronomia do Mar

 

O concelho de Tavira vai ser palco, entre 18 e 27 de maio, do Festival de Gastronomia do Mar, que permitirá a degustação de pratos marinhos típicos da Dieta Mediterrânica em 21 restaurantes, anunciou a autarquia.

"Os sabores do litoral como o polvo, o atum, o bacalhau, o robalo, o biqueirão, a raia e a chaputa", mas também "outras iguarias do mar e os vinhos e doces regionais" são os atrativos do Festival, que cumpre este ano a 15.ª edição com 21 restaurantes aderentes nas localidades de Cabanas, Conceição, Luz, Santa Luzia e Tavira, referiu o município.

"A cozinha mediterrânica, que caracteriza este Festival, privilegia o consumo de produtos da época e o convívio e fomenta a preservação dos sabores e saberes das gentes do mar, assim como a mestria e criatividade patentes em cada menu", considerou a autarquia num comunicado, frisando que os participantes podem habilitar-se a ganhar uma estadia numa unidade de alojamento no concelho.

 

MHC/MCL/DYA/FYC/FYS/LYFS // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar