19-04-2018 Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Gafanha da Nazaré com 100% de cobertura da rede de saneamento

Ílhavo, Aveiro, 19 abr (Lusa) – A Câmara de Ílhavo inaugurou hoje a última fase da obra das redes de drenagem de águas residuais e pluviais da Gafanha da Nazaré, que se tornou na primeira freguesia do município com cobertura total da rede de saneamento.

A obra realizada numa parceria entre o município e a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA), num investimento de 700 mil euros, incluiu a construção de 4,5 quilómetros de coletores de recolha de águas residuais urbanas e 330 ramais domiciliários, para servir quase 600 pessoas.

Esta empreitada veio complementar a grande obra de saneamento básico da Gafanha da Nazaré inaugurada em 2015, que representou um investimento de 9,7 milhões de euros.

Durante a cerimónia, o presidente da câmara, Fernando Caçoilo (PSD), realçou que com esta obra, a Gafanha da Nazaré, que comemora hoje o 17.º aniversário da elevação a cidade, passa a ter cobertura de saneamento básico a 100%.

“Não podemos esquecer que há uns anos, a Gafanha da Nazaré era o bombo da festa, porque não tinha saneamento. Havia esgotos nas valas, nas linhas de água e até nas estradas”, lembrou o autarca.

Fernando Caçoilo explicou que a obra demorou um “tempo longo”, devido a dificuldades logísticas e financeiras, atendendo ao facto de as obras para as redes pluviais não beneficiarem de apoios comunitários.

Na mesma ocasião, o presidente do Conselho de Administração da AdRA, Fernando Vasconcelos, realçou que para o benefício ser completo é necessário que as pessoas utilizem o serviço.

“A partir de hoje vamos começar com campanhas junto dos cidadãos para eles ligarem à rede de saneamento”, disse o mesmo responsável, afirmando que o ramal de ligação à rede pública é gratuito.

Atualmente, a Câmara e a AdRA já estão a trabalhar na expansão da rede de saneamento na Gafanha da Encarnação, que segundo Fernando Caçoilo “é a freguesia que está mais necessitada”, devendo ser lançado o concurso para as duas fases que faltam, no último trimestre do ano.

 

JYDN // LIL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar