11-01-2019 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Sul

Redação, 11 jan (Lusa) - Notícias breves da região Sul:

 

BEJA: Auto de Natal da Trindade volta a celebrar-se no sábado

 

O Auto de Natal da Trindade, uma manifestação cultural secular desta aldeia do concelho de Beja, vai voltar a ser celebrado no sábado, depois de dois anos de interregno, foi hoje anunciado.

Segundo a Câmara de Beja, o auto, que remete para a tradição de teatros populares que antigamente decorriam no Alentejo, vai decorrer a partir das 18:30, na rua de Santo André, na aldeia de Trindade.

Após uma apresentação resumida do auto, através de uma peça que durará cerca de três horas e contará ao público os principais momentos da história da criação do mundo e da vinda do “Salvador”, haverá um lanche partilhado.

Após dois anos de interregno e de “dolorosas dúvidas” sobre se a celebração do Auto da Trindade teria acabado, esta manifestação cultural, de “inegável valor patrimonial”, volta a celebrar-se, graças à ação conjunta da comunidade, câmara, Biblioteca Municipal, Centro Unesco e da Delegação de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa, da União de Freguesias de Albernoa e Trindade e da Companhia de Teatro Baal17, de Serpa.

 

 

SERPA: Espetáculo do grupo Perdiz sábado no Musibéria

 

O grupo de música e poesia Perdiz, que tem como base o universo da poesia inédita de Valério Romão, vai atuar no sábado, no Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, em Serpa, no distrito de Beja.

Segundo o Musibéria, o espetáculo do grupo destina-se a maiores de seis anos e vai decorrer a partir das 18:30 com entradas gratuitas.

O grupo Perdiz é formado por Valério Romão (poesia, voz), Nazaré da Silva (voz), João Paulo Esteves da Silva (composição, piano e voz) e Pedro de Moura (eletrónica).

 

 

ALJUSTREL: Exposição do pintor surrealista Marcelino Vespeira

 

Uma exposição de obras do percurso artístico do falecido pintor surrealista Marcelino Vespeira está patente ao público desde hoje e até 02 de fevereiro nas Oficinas de Formação e Animação Cultural de Aljustrel, no distrito de Beja.

Segundo a Câmara de Aljustrel, a exposição “Revisitar Vespeira - 1925-2002” pretende “revisitar” e dar a conhecer obras das várias fases do “longo, diversificado e criativo percurso artístico” do pintor, que considera uma “figura incontornável da pintura portuguesa do século XX”.

Autor de uma “vasta obra”, Marcelino Vespeira, que nasceu em 1925, no Samouco, no concelho de Alcochete, e morreu em 2002, em Lisboa, foi primeiro um pintor neorrealista, depois passou pelo abstracionismo geométrico e lírico e tornou-se surrealista.

 

 

MÉRTOLA: “Workshop” sobre soberania alimentar

 

A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, vai promover, na segunda e na terça-feira, um “workshop” internacional sobre soberania alimentar e com vista à implementação de uma rede alimentar no concelho.

Segundo o município, o objetivo do “workshop”, promovido em parceria com outras instituições, “é redescobrir o património e o conhecimento tradicional local sobre alimentação e estabelecer contactos com redes de alimentos e especialistas de outros países”, nomeadamente Suíça, Espanha e Nepal.

O “workshop” também pretende identificar áreas de aprendizagem mútua e partilhar experiências entre redes de alimentos de diferentes lugares do mundo e discutir modelos, soluções concretas de implementação e potenciais oportunidades de negócios para produtores locais.

O primeiro dia do “workshop” será dedicado às plantas perenes comestíveis e aos recursos silvestres, como o figo da índia e a bolota, alimentos que faziam parte da dieta tradicional do concelho, mas que “têm vindo a ser desperdiçados”, e o foco do segundo dia será a concretização prática do projeto da rede alimentar local de Mértola.

 

 

AVIS: Espetáculo “Alto e para o Bairro” no sábado

 

O Grupo de Teatro “Somos Nós” vai apresentar no sábado, às 21:30, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”, em Avis, no distrito de Portalegre, o espetáculo “Alto e para o Bairro”, divulgou hoje o município.

Segundo a autarquia, este grupo de teatro, de Avis, apresenta um espetáculo de “alegria e boa disposição”, encenado “no humor do teatro de revista”.

A iniciativa conta com o apoio do município, da Junta de Freguesia de Avis e de outras entidades.

LL/TCA // MLM

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar