03-07-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 03 jul (Lusa) – Notícias breves do País:

 

SINTRA: SMAS investem na remodelação de rede de abastecimento em Queluz

 

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra vão iniciar, em julho, a remodelação da rede de abastecimento no Bairro Nossa Senhora da Conceição, em Queluz, num investimento de 1,8 milhões de euros, informou a autarquia.

A empreitada, com um prazo de execução de 720 dias, foi consignada na segunda-feira e inclui a remodelação da rede de abastecimento de água e respetivos ramais do Bairro Nossa Senhora da Conceição, numa extensão de mais de cinco quilómetros.

A obra contempla também a instalação de 16 marcos de incêndio na área intervencionada e, durante a empreitada, será executado um ‘bypass’ para que seja possível instalar as novas condutas, continuando a assegurar o abastecimento às populações durante os trabalhos.

Os SMAS têm em curso ou para iniciar até 2019 investimentos na ordem dos 19,5 milhões de euros, informou, em comunicado, a autarquia.

 

SINTRA: Município conclui ciclovia entre Agualva-Cacém e Massamá

 

A Câmara de Sintra conclui a construção da ciclovia que liga as estações ferroviárias de Agualva-Cacém e de Massamá, numa extensão de 4.500 metros, informou hoje a autarquia.

O novo circuito pedonal e ciclável, num investimento de cerca de 945 mil euros, insere-se "no plano da autarquia para melhorar as condições de segurança rodoviária, promovendo a melhoria da mobilidade através de um meio de transporte menos poluente", referiu uma nota camarária.

O troço faz a ligação entre a via de acesso à estação de Agualva-Cacém e o Parque Salgueiro Maia, em Massamá, passando pelas avenidas Francisco Sá Carneiro e 25 de Abril e pela estação ferroviária de Massamá.

A construção desta ciclovia insere-se no plano da autarquia para a criação de um conjunto de ciclovias no município, correspondentes a 39 quilómetros, que teve início com o percurso para bicicletas entre a Portela de Sintra e Mem Martins, inaugurada em 2016.

 

LOURINHÃ: Biblioteca de regresso à praia no verão

 

A biblioteca de praia regressou este mês à praia da Areia Branca – Foz, na Lourinhã, com uma oferta diversificada de livros, jornais, revistas e jogos e uma agenda de animação complementar.

A biblioteca está aberta até 31 de agosto, de segunda a domingo, das 10:00 às 18:30, com uma oferta que inclui iniciativas de promoção da leitura, jogos tradicionais e de tabuleiro, iniciativas de animação ambiental, ateliês e oficinas.

O desporto ocupa uma posição de destaque, com iniciativas como o “Night Run”, sessões de fitness e zumba, e treinos em circuito dinamizados por ginásios locais.

 

MAFRA: Lançado Prémio Internacional de Composição

 

O Ministério da Cultura e o município de Mafra lançaram a terceira edição do Prémio Internacional de Composição, de periodicidade bienal, para incentivar a criação de novas composições para os órgãos históricos do Palácio Nacional de Mafra.

As candidaturas estão abertas até 29 de março de 2019.

Da autoria dos dois mais importantes organeiros portugueses do seu tempo – António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes –, os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra constituem um conjunto único no mundo pelo facto de terem sido construídos ao mesmo tempo e concebidos originalmente para tocar em conjunto.

Dividido em duas categorias, o prémio distingue a composição de uma obra original e outra referente à transcrição moderna de uma antiga partitura escrita para os seis órgãos, respetivamente com 10 mil e cinco mil euros.

O júri desta terceira edição é constituído por quatro personalidades de reconhecido mérito internacional: Jean Ferrard (Bélgica), que preside, Sérgio Azevedo (Portugal), William Whitehead (Inglaterra) e João Vaz (Portugal).

 

PENICHE: Ateliês de verão de renda de bilros

 

A Câmara de Peniche tem inscrições abertas para ateliês de verão de rendas de bilros para crianças, a decorrer durante julho e agosto, na escola básica n.º 3 da cidade.

A iniciativa é direcionada para crianças com mais de 06 anos, segundo a autarquia.

 

TORRES VEDRAS: Petição contra eventual abate de árvores

 

Duas centenas de pessoas assinaram uma petição ‘online’, a entregar à Câmara Municipal, contra o alegado abate de árvores na Praceta Calouste Gulbenkian, em Torres Vedras.

Os primeiros subscritores identificam-se como moradores desta zona da cidade e apelam à câmara municipal para agir de uma forma correta, opondo-se a qualquer iniciativa que empobreça a cidade das manchas de verde.

O Bloco de Esquerda apoiou publicamente a petição e solidarizou-se para com os moradores, defendendo que a resolução dos problemas não deve e não pode passar pelo abate de árvores com décadas de vida.

Nas árvores, foram colados cartazes com frases de ordem a impedir o corte. A Câmara Municipal assegurou que não vão ser abatidas árvores nesta zona da cidade.

 

FYC/LYFS // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar