05-07-2018 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 3.ª edição

Redação, 05 jul (Lusa) - Notícias breves do País (3.ª edição):

 

CALDAS DA RAINHA: Três detidos em buscas da PSP

 

Dois homens e uma mulher foram detidos nas Caldas da Rainha, no âmbito de várias buscas em que foi apreendido diverso material, viaturas, armas e dinheiro, divulgou hoje a PSP.

A operação foi realizada pela Esquadra de Investigação Criminal, da Divisão Policial de Caldas da Rainha, no âmbito de um inquérito criminal que culminou com a detenção de um homem e de uma mulher, ambos com 53 anos, e de um jovem de 20 anos.

A operação contemplou a execução de uma busca domiciliária, uma busca não domiciliária e duas buscas em viaturas das quais resultou a apreensão de ”dois automóveis, duas armas brancas (uma ponto e mola e uma tipo borboleta), cinco televisores LCD de várias dimensões, dois computadores portáteis, duas consolas de jogos, um 'tablet', três colunas de som, vários comandos de TV, três telemóveis e 350 euros em numerário”, pode ler-se num comunicado da PSP.

 

 

LISBOA: PSP detém suspeito de tráfico de droga em flagrante delito

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve, na terça-feira, um homem na freguesia de Alvalade, em Lisboa, em flagrante delito, por tráfico de droga, informaram hoje as autoridades.

Cerca das 17:40, o homem de 20 anos foi intercetado “no decorrer de uma fiscalização rodoviária”, tendo em sua posse “produto estupefaciente”, explicou a PSP em comunicado.

Segundo a mesma fonte, na detenção foi possível apreender cerca de 280 doses de haxixe, 70 gramas de liamba, uma balança de precisão e uma navalha.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa e sujeito ao primeiro interrogatório policial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

 

 

LISBOA: PSP detém homem com mandato de prisão efetiva junto ao 'Rock in Rio'

 

O Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem nas imediações do 'Rock in Rio', na freguesia de Marvila, em Lisboa, para o cumprimento do mandado de prisão efetiva.

Segundo comunicado da PSP divulgado hoje, a detenção do homem de 27 anos ocorreu na sexta-feira, pelas 12:00.

“O suspeito foi abordado e verificou-se que sobre o mesmo pendia um mandando de detenção para o cumprimento de pena efetiva de 3 anos e 6 meses, pela prática de crime de roubo em transporte público”, evidenciou a mesma fonte.

O suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

 

 

FIGUEIRÓ DOS VINHOS: “A Grande Guerra” pintada por Adriano de Sousa Lopes

 

“Figueiró dos Vinhos nas trincheiras da Grande Guerra” é a exposição de pintura que vai estar patente no Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos entre 21 de julho e 05 de janeiro de 2019.

A mostra “relata a visão de Adriano de Sousa Lopes nas trincheiras da I Guerra Mundial, pretendendo não só fazer uma abordagem à pintura deste artista no contexto da Grande Guerra, mas também homenagear todos os soldados figueiroenses que participaram no conflito”, anuncia a autarquia.

Adriano de Sousa Lopes nasceu em 1879 e faleceu em 1944, e “foi um gravador e pintor de reconhecido talento, pertencendo à primeira geração de pintores modernistas portugueses”.

“Em 1917 faz parte da Frente na I Guerra Mundial como oficial artista, realizando uma série de trabalhos em que regista a ação do Corpo Expedicionário Português”, acrescenta.

 

 

OURÉM: Jovens voluntários vão acolher peregrinos no santuário

 

O primeiro turno do projeto SETE, através do qual o Santuário de Fátima propõe a jovens, dos 16 aos 35 anos, uma experiência imersiva de voluntariado, começa na segunda-feira.

“Nesta proposta, os jovens vão vivenciar o acolhimento aos peregrinos, no santuário, ao mesmo tempo que aprofundam a Mensagem de Fátima”, informa o templo.

Segundo a instituição, de 09 de julho a 02 de setembro, “estes voluntários vão estar a colaborar nos diferentes espaços percorridos pelos peregrinos, Capelinha das Aparições, basílicas de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e da Santíssima Trindade, posto de informações, Via-Sacra e monumento dos Valinhos”.

Será também o voluntariado do projeto SETE que garantirá o funcionamento da Casa do Jovem do Santuário de Fátima, de quarta-feira a sábado.

“A designação SETE faz alusão à sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, a 15 de junho de 1921, na qual a Virgem elucida a vidente sobre o projeto de vida que Deus tem para ela”, acrescenta o santuário.

 

 

LISBOA: Jubileu de diamante do príncípe Aga Khan condiciona trânsito na cidade

 

O fim das comemorações dos 60 anos do príncipe Aga Khan como líder espiritual da comunidade ismaelita vai trazer a Lisboa quase 50 mil pessoas e obriga a condicionamentos nas vias da cidade.

Além da zona no Parque das Nações entre a Feira Internacional de Lisboa (FIL) e o Pavilhão de Portugal, que estará fortemente condicionada entre hoje e dia 12 de julho, serão afetadas outras vias ou zonas.

A Rua Abranches Ferrão e Rua Pedro Monjardino, nas imediações do Centro Ismaili de Lisboa, entre as 15:00 do dia 06 de julho e as 14:00 do dia 07 de julho, a Avenida Lusíada durante o período da manhã de dia 07 de julho e as imediações do Centro de Congressos de Lisboa durante o dia 07 de julho.

 

 

HABITAÇÃO: Cidadãos por Lisboa promovem debate sobre alterações legislativas no setor

 

O movimento Cidadãos por Lisboa vai promover um debate sobre as alterações legislativas no setor da habitação, com a participação da deputada Helena Roseta, na segunda-feira, às 18:30, na Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa.

“O que vai mudar com a Lei de Bases da Habitação e com o pacote legislativo que está a ser discutido na Assembleia da República?” é a questão central da iniciativa, anunciou a organização, considerando que “o tema está na ordem do dia, com a atual lei das rendas e as suas consequências a afetarem todo o país e Lisboa em particular, devido à junção de fenómenos como a procura de alojamento local e a especulação imobiliária”.

Além da participação da deputada Helena Roseta, que coordena o Grupo de Trabalho da Habitação na Assembleia da República e que assume a presidência da Assembleia Municipal de Lisboa, está previsto “um período de debate aberto aos presentes, que pretende identificar os problemas e soluções com vista a garantir o efetivo direito à habitação para todos”.

De acordo com o movimento Cidadãos por Lisboa, esta é a primeira iniciativa de um conjunto de debates sobre a habitação e outros temas importantes para a cidade, nomeadamente matérias que envolvem o urbanismo, a mobilidade, questões de igualdade e participação, desenvolvimento sustentável e ambiente.

 

 

SINTRA: Município assina protocolos no âmbito da defesa da floresta

 

O município de Sintra assina, na sexta-feira, dois protocolos destinados a assegurar a defesa da floresta nas freguesias de Colares e de São João das Lampas e Terrugem, informou hoje a autarquia.

O primeiro protocolo, inserido no programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, será assinado entre município, a freguesia de Colares e os Bombeiros Voluntários de Almoçageme, para a criação e manutenção de um sistema no âmbito geográfico das povoações de Almoçageme, Atalaia, Azoia, Casas Novas, Penedo e Ulgueira.

Além deste sistema gerido pela autarquia através do Serviço Municipal de Proteção Civil, será também assinado um protocolo de colaboração entre o município e a Associação Recreativa de Caçadores de Assafora para a limpeza e vigilância das periferias florestais.

A autarquia apoiará com sete mil euros a limpeza regular e vigilância das periferias florestais no âmbito da defesa contra incêndios, na área da zona de caça associativa e envolvente pela associação de caçadores de Assafora, na união de freguesias de São João das Lampas e Terrugem.

 

 

AMADORA: Museu de arqueologia promove oficina sobre “mundo dos aviões”

 

O Museu Municipal de Arqueologia da Amadora promove, no sábado, uma oficina dirigida a famílias e participantes individuais intitulada “No mundo dos aviões. Dando asas à imaginação”, anunciou a autarquia.

A oficina, que decorre entre as 10:00 e as 12:00, no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, baseia-se na exposição “O GEAR - Grupo de Esquadrilhas de Aviação República”.

A iniciativa pretende, de forma “lúdica e divertida, através da construção de pequenos aviões de madeira, dar a conhecer a história do surgimento deste grupo pioneiro da aviação em Portugal” e a sua implantação e crescimento na Amadora.

A ação, gratuita e sujeita a inscrição prévia no núcleo museológico, depende de um mínimo de dez participantes, informou a autarquia.

 

 

MADEIRA: Governo dá 67.500 euros a 16 associações juvenis

 

O Governo Regional da Madeira atribuiu hoje contratos-programa no valor de 104.425 euros a várias entidades, 67.500 euros dos quais a 16 associações juvenis de natureza educativa, formativa, cultural e de solidariedade social.

"Os montantes atribuídos são um contributo para a geração de dinâmicas participativas das crianças e jovens em projetos assentes na cidadania ativa, condição essencial para que sejam criadas e reforçadas oportunidades efetivas do envolvimento de crianças e jovens em projetos da mais diversa natureza, todos com relevantes fins sociais", diz o Governo.

O Conselho do Governo deu ainda pareceres positivos à proposta de Relatório Anual de Execução do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020) relativo ao ano de 2017 e à segunda proposta de alteração do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020).

O Governo Regional louvou publicamente o atleta João Rodrigues, bem como os técnicos e dirigentes da Associação Regional de Vela da Madeira e do Centro de Treino de Mar, pelo "excelente resultado obtido pelo atleta João Rodrigues ao vencer o Campeonato do Mundo 2018, na modalidade de Vela, na classe de Raceboard em absolutos".

 

 

 

RYPS/DYA/DYBS/SR/SYSM/LYFS/EC // MLS/MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar