18-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVE: País - 3.ª edição

Redação, 18 jan (Lusa) – Notícias breves do País (3.ª edição):

 

LISBOA: PSP detém três homens por roubo a distribuidor de pizzas

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve três homens, de 18 e 19 anos, na quinta-feira, na freguesia do Lumiar em Lisboa, por suspeita de crime de roubo a um distribuidor de pizzas, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3ª Divisão Policial, conta que “os suspeitos foram intercetados pelos polícias da PSP afetos ao policiamento da Escola Segura, no interior do parque na Quinta das Conchas, ainda na posse dos artigos roubados”.

Os detidos ficaram sujeitos a medida de coação de apresentações mensais às autoridades, após o primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Lisboa.

 

 

LISBOA: Dois homens detidos por tráfico de droga em Lisboa

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve dois homens, de 25 e 30 anos, na quinta-feira, nas freguesias da Misericórdia e de Santa Maria Maior, em Lisboa, suspeitos de tráfico de droga, anunciou hoje aquela força policial.

“No decorrer da ação policial, foi possível verificar que os dois detidos, isoladamente, se dedicavam à venda de estupefaciente em local público, tendo sido apreendidas 12 doses de cocaína e 1,31 gramas de liamba a um deles e 16 doses de cocaína a outro”, refere o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 1ª Divisão Policial, em comunicado.

Com antecedentes criminais, os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Lisboa, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais às autoridades.

 

 

LISBOA: PSP detém homem suspeito de tráfico de droga e posse de arma ilegal

 

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um homem, de 37 anos, na quinta-feira, em Vila Franca de Xira, Lisboa, suspeito de tráfico de droga e posse de arma ilegal, após mandando de detenção, anunciou hoje aquela polícia.

Numa nota, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Investigação Criminal, refere que “procedeu à detenção, fora de flagrante delito, através de mandado de detenção, emitido pela autoridade judiciária”.

O detido, “com vasto histórico criminal e de penas de prisão efetivas por tráfico de droga” ficou sujeito a prisão preventiva, após primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Lisboa.

Na sequência de duas buscas domiciliárias, a PSP apreendeu uma arma de fogo, de calibre 7,65mm; 12 munições, de calibre 7,65mm; 19 placas de haxixe; 4.000 doses de haxixe; 60 doses de cocaína; dois carros topo de gama; um aparelho inibidor de sinal de GPS e redes móveis; 16 telemóveis; três balanças de precisão; 300 euros em dinheiro e material relacionado com a preparação e o tráfico de droga.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Identificado por detenção ilegal de espécie cinegética e exótica

 

Um homem de 64 anos foi identificado por posse ilegal de uma espécie cinegética e de uma ave exótica em cativeiro, na localidade de Santa Catarina, no concelho das Caldas da Rainha, divulgou hoje a GNR.

O infrator foi identificado na quarta-feira, pelo Núcleo de Proteção do Ambiente de Caldas da Rainha, no decorrer de uma ação de patrulhamento.

Os militares detetaram a existência de “uma ave de espécie cinegética em cativeiro, no anexo de uma residência e uma ave exótica, um Red Rumped, sem a respetiva declaração ou registo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES)”, refere a GNR em comunicado.

Foram elaborados os respetivos autos de notícia por contraordenação, sendo que a infração por detenção de espécies cinegéticas, em cativeiro, “é punível com uma coima no valor máximo de 5.924 euros enquanto a detenção de uma espécie exótica, sem a devida declaração CITES, é punível com uma coima máxima de 100.000 euros”, pode ler-se no mesmo comunicado.

A ave da espécie cinegética foi libertada no seu habitat natural e o exemplar da espécie exótica foi apreendida.

 

 

CALDAS DA RAINHA: Partilha de memórias sobre Lagoa de Óbidos

 

No âmbito do projeto do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos vai realizar-se, nos dias 26 e 27, no INATEL da Foz do Arelho, a iniciativa "Dias da Memória da Lagoa de Óbidos".

Na iniciativa, a população é convidada a partilhar memórias, fotografias e objetos ligados à lagoa, os quais serão recolhidos por uma equipa de investigadores, estudados e organizados, “com o fim de integrarem a plataforma do programa “Memórias Para Todos” e os conteúdos informativos do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos.

O projeto do Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos conta com a participação das câmaras de Óbidos e das Caldas da Rainha, do Conselho da Cidade e da Liga para a Proteção da Natureza (LPN).

 

 

BRAGANÇA: Condenado por disparar sobre caravana de circo

 

O tribunal de Bragança condenou hoje a cinco anos e meio de prisão um homem de 27 anos, também suspeito, noutro processo, do homicídio de um jovem, num bar de Valpaços, localidade no distrito de Vila Real onde reside.

Os factos que levaram à condenação de hoje ocorreram, em 2016, na cidade de Mirandela, distrito de Bragança, onde, segundo a sentença, o homem disparou sobre uma caravana do circo instalado naquela cidade, devido a uma alegada desavença.

A justiça condenou-o pelos crimes de homicídio tentado, detenção de arma proibida e tráfico de droga.

O homem enfrenta outros processos judiciais ainda sem decisão, um dos quais a decorrer no Tribunal de Vila Real relacionado com o tiroteio em que morreu um jovem e outras três pessoas ficaram feridas, num bar de Valpaços, em abril de 2018.

 

 

SINTRA: Obra requalifica espaço urbano em Almargem do Bispo

 

A obra de requalificação na zona envolvente ao Largo do Jogo da Bola, em Almargem do Bispo, vai permitir a reabilitação do principal troço rodoviário da localidade e deverá estar concluída no final de março, informou a Câmara de Sintra.

Segundo a autarquia, a empreitada orçada em 320 mil euros vai permitir a reabilitar a Avenida General Humberto Delgado, incluindo “a criação de passeios, a recuperação dos pavimentos e a requalificação do espaço urbano envolvente.

A obra, na principal via rodoviária da localidade junto do núcleo urbano, no Largo do Jogo da Bola, deverá estar concluída “no final de março”, concretizando uma antiga revindicação da população.

 

LYFS/HFI/DYA/JML // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar