15-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Centro de Arte Contemporânea de Viseu recebe obras inéditas de Cristina Rodrigues

Viseu, 15 jan (Lusa) – A artista plástica Cristina Rodrigues apresenta seis obras inéditas, e duas nunca expostas em Portugal, numa exposição que percorre “todas as facetas” da sua carreira, que estará patente na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea de Viseu.

“Na capela há uma obra inédita. Foi criada especificamente para aquele espaço. É uma obra que respeita o espaço arquitetónico, que não permite afixação em qualquer parede nem teto, por ser património e por isso foi criada uma obra específica para esse espaço”, adianta Cristina Rodrigues.

Na pré-apresentação da mostra "Horizonte", que abre o ciclo expositivo de 2019 neste espaço cultural da Câmara de Viseu, a artista revelou ainda que a sala onde decorreu a conversa será “mista, onde ficarão vários trabalhos, textos que dialogam com a fase final, que passou, e a nova”, que a artista está a assumir.

“Tanto esta sala como a cozinha serão zonas onde vão estar vários trabalhos novos”, num total de seis que Cristina Rodrigues criou para esta exposição, que é inaugurada a 26 de janeiro. A exposição conta também com dois trabalhos já expostos noutros países, mas nunca em Portugal.

"In your shoes" só esteve exposta no Palácio de Tatton Park, em Knutsford, no Reino Unido, e "Bourgeois" também passou pelo Reino Unido, além de Berlim e Espanha, e as duas obras “estão pela primeira vez em Portugal, e em Viseu”, disse a também arquiteta.

Na Quinta da Cruz, o espaço já dá os primeiros passos para receber esta exposição e o cheiro a tinta fresca é evidente na entrada, no novo azul do corredor, que foi selecionado por ser a cor que Cristina Rodrigues usa nos seus desenhos.

“É o azul ultramarino, que é o azul que comummente sabemos que vem do ‘lápis azul’, um quase primário, e todos os desenhos que faço são em acrílico azul. Então vai ter uma série de desenhos todos novos e uma série de desenhos antigos para que o público possa perceber também essa evolução”, explicou.

Cristina Rodrigues avançou ainda que o curador de "Horizonte", Fernando Castro Flórez, teve “a preocupação de mostrar as várias facetas do trabalho” da artista que, além das instalações têxteis, desenvolve trabalho escultural em ferro e em tecidos, o de desenho e o de pintura acrílica.

“Ele tentou selecionar um grupo de cada uma destas vertentes do meu trabalho, para que o público pudesse ter uma visão mais geral da minha forma de criar, porque quando estou a criar começo a desenhar e, então, as paredes azuis vão ser só desenho e histórias”, revelou.

As peças maiores estarão distribuídas pelos restantes espaços da Quinta da Cruz e, também por isso, o vereador da Cultura de Viseu, Jorge Sobrado, considera que será uma exposição “surpreendente e não apenas pela escala - algumas das peças têm uma escala relevante -, mas também pelas referências das práticas artesanais que estão implícitas na obra”.

“O que nós podemos assegurar ao público é que será surpreendido pelo prazer da contemplação de objetos circunscritos, como diz o curador, e isso é um traço muito marcante da obra de Cristina Rodrigues”, assumiu Jorge Sobrado.

O vereador, no decorrer da pré-apresentação, enalteceu ainda o facto de o espaço cultural viseense começar 2019 “com um dos nomes mais influentes e mais singulares do contexto artístico contemporâneo em Portugal”.

"Horizonte" é, no entender de Jorge Sobrado, “uma grande retrospetiva dos 10 anos de percurso artístico” de Cristina Rodrigues e inaugurará a 26 de janeiro para permanecer até ao início de junho deste ano.

Nascida no Porto, Cristina Rodrigues, artista plástica e arquiteta, trabalha entre Portugal e o Reino Unido, tendo exposto, nos últimos anos, em cidades como Sevilha, Rio de Janeiro, Manchester, Berlim e Guangzhou, Lisboa, Alcobaça, Amarante, Viseu e Idanha-a-Nova.

 

IYN // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar