09-08-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura

Redação, 09 ago (Lusa) – Notícias breves de Cultura:

 

Publicada obra sobre a genealogia da escritora Fernanda de Castro

 

A obra “Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro”, de autoria de Madalena Ferreira Jordão, é apresentada no próximo sábado às 18:00, no Estoril, nos arredores de Lisboa.

A obra sobre a genealogia da escritora Fernanda de Castro (1900-1994), autora, entre outros títulos, do romance “Maria da Lua” (1945), é apresentada por António Roquette Ferro, da Fundação António Quadros (FAQ), no Hotel Londres, no Estoril.

“Ascendência e Descendência de Fernanda de Castro” é o “resultado de uma investigação genealógica e biográfica que, profusamente ilustrada com reproduções fotográficas, abrange um período temporal do século XV ao século XXI, desde Gonçalo Pires Zuzarte (1450-1527), que se celebrizou na batalha de Toro, em 1476, de quem Fernanda de Castro é neta em 12.ª geração, aos trinetos da escritora nascidos até maio de 2018”, segundo informação da FAQ.

Fernanda de Castro, também poetisa e dramaturga, foi mulher de António Ferro, que dirigiu desde a sua criação, em 1933, o Secretariado de Propaganda Nacional até à sua substituição, em 1945, pelo Secretariado Nacional de Cultura Popular, Informação e Turismo (SNI), que passou a dirigir até 1950 quando foi designado embaixador de Portugal em Berna.

 

 

Museu de Lisboa assinala aniversário de Santo António

 

O Museu de Lisboa – Santo António realiza várias atividades nos próximos dias 14 e 15 para celebrar o 827.º aniversário de Fernando de Bulhões, que na vida religiosa tomou o nome de António, com o qual foi canonizado, em 1232, um ano após a sua morte.

Do programa celebrativo, com entrada gratuita, consta a exibição do filme “A Canção de Lisboa” (1933), de José Cottinelli Telmo, com Beatriz Costa, António Silva e Vasco Santana, entre outros, no dia 14 às 21:30, no Largo de St.º António, fronteiro à basílica erguida em honra do santo, e um concerto do fadista Camané, no dia 15.

No dia 14 antecipando a exibição de “A Canção de Lisboa”, realiza-se às 18:30, uma visita guiada à exposição "Nos Passos de Santo António – Uma Viagem de Cadilhe", patente no museu instalado ao lado da basílica.

No dia 15, feriado nacional, às 11:30, realiza-se a atividade "As Viagens de Santo António", às 15:00 uma visita guiada ao museu dedicado ao culto a Santo António, e às 17:00, uma visita guiada à exposição "A Procissão de Santo António em Lisboa", patente na galeria municipal, no largo de São Julião, que inclui exibição de reportagens televisivas, notícias de jornais e uma instalação de figurado de barro de Estremoz.

A fechar as comemorações, às 21:30, realiza-se um concerto pelo fadista Camané, na Basílica de Santo António e para o qual "é necessário antecipadamente levantar o respetivo ingresso, para garantir lugar sentados a todos”, segundo informou o Museu de Lisboa.

 

 

Cristina Maria atua na Nazaré

 

A fadista Cristina Maria apresenta no dia 16 no Cine-Teatro da Nazaré, no distrito de Leiria, o seu mais recente álbum, "Livremente", no qual se estreia como compositora, tendo gravado uma morna e temas do folclore, além de fados.

No palco nazareno a fadista é acompanhada pelos músicos Ricardo Silva, na guitarra portuguesa, António Neto, na viola, e Jorge Carreiro, no contrabaixo,

Em declarações à agência Lusa, Cristina Maria, que também é escultora, afirmou que este novo álbum reflete as suas referências na música: "É um álbum mais maduro, estreio-me como compositora, voltei a tocar clarinete e, além de fados, entre inéditos e alguns já conhecidos, canto uma morna e temas de música tradicional portuguesa”, disse.

Neste novo CD, Cristina Maria assina a letra e música de “Livremente”, que dá título ao disco, e também a letra do tema de abertura, “O Silêncio da Noite”, musicado por António Neto.

 

NL // TDI

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar