17-05-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Sul

Redação, 17 mai (Lusa) - Notícias breves da região Sul:

 

ESTREMOZ: Lançado projeto “Vamos deixar uma marca na sociedade”

 

O projeto “Vamos deixar uma marca na sociedade”, integrado no programa “Estudar Mais é Preciso”, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, vai ser lançado na sexta-feira, em Estremoz, foi hoje divulgado.

A iniciativa está marcada para o Centro Ciência Viva de Estremoz, no distrito de Évora, às 16:00, onde serão também apresentados os projetos vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP) - Ciência 2017.

Os projetos vencedores na primeira edição do OPP na área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior são “Fogo Frio: a ciência ao serviço da prevenção de incêndios”, “Ciência no Parque”, “Ecoscience”, “Tabernas do Alentejo - arte e ciência”, “A Minha Praia”, “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos”, “Adote um dos nossos” e “Makerspace nas escolas”.

Está prevista a presença nestas iniciativas da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo.

 

 

MOURA: Semana do Património começa na sexta-feira

 

A Câmara de Moura, no distrito de Beja, vai promover, a partir de sexta-feira e até ao dia 26 deste mês, a Semana do Património, com várias atividades na cidade para promover e dinamizar os núcleos museológicos e divulgar o património do concelho.

Segundo o município, a Semana do Património começa na sexta-feira, Dia Internacional dos Museus, com a abertura da exposição “Histórias com história”, na Galeria do Espírito Santo.

Na Noite Europeia dos Museus, no sábado, os núcleos museológicos de Moura vão estar abertos ao público das 21:00 às 23:00 e num deles, o Museu de Joalharia Contemporânea Alberto Gordillo, haverá um desfile com joias do joalheiro e uma atuação do Coro do Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Uma formação sobre educação patrimonial em contexto educativo destinada a educadores de infância, professores, animadores e arqueólogos, danças do mundo, um ateliê de arqueologia para alunos e “Contos com Música”, com Fernando Malão e Paula Cusati, são outras das iniciativas da Semana do Património.

 

 

SINES: InForma prepara para o mercado de trabalho

 

A 2.ª edição da InForma, uma feira dedicada à educação, formação e emprego, decorre, desde hoje e até sexta-feira, na Academia das Energias, em Sines (Setúbal), divulgou hoje a câmara municipal.

A mostra, que tem lugar na ZIL 2 daquela cidade do litoral alentejano, pretende “dar a conhecer ofertas formativas e desenvolver ferramentas para jovens e todas as pessoas à procura de emprego estarem mais preparados para o mercado laboral”.

Promovida pelo município e pelo Sines Tecnopolo, a iniciativa inclui área expositiva, apresentações, demonstrações práticas e ‘workshops’.

O emprego no setor da aeronáutica, o impacto das redes sociais no futuro profissional, a criação da marca pessoal e estágios fora do país são alguns dos conteúdos aos quais os participantes podem aceder.

 

 

SINES: Feira da Primavera “dá cor” ao centro histórico

 

Um mercado tradicional, com cerca de 80 expositores, música, espetáculos circenses, ‘workshops’ e animação de rua são atrações da Feira da Primavera, que vai decorrer no centro histórico de Sines (Setúbal), este fim de semana.

Segundo a câmara, entidade promotora do evento, que vai “dar cor” ao centro histórico, o programa musical arranca às 17:00 de sábado e inclui, no primeiro dia, um concerto com músicas de animação e a atuação da banda ÁTOA, enquanto, no domingo, é a vez do projeto Fado Violado, de Ana Pinhal e Francisco Almeida.

Conversas sobre saúde e bem-estar, um espaço ‘zen’, sessão da hora do conto e ‘workshops’ de magia são outras das iniciativas programadas, em vários locais do centro histórico.

RRL/TCA/LL // MLM

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar