04-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Politécnico de Leiria leva meia centena de jovens à descoberta do Mar

O Politécnico de Leiria levou, no passado dia 2 de setembro, meia centena de jovens à descoberta do Mar na 10.ª edição da Academia de Verão Semana Tanto Mar, que decorre em Peniche entre os dias 2 e 7 de setembro. São jovens do ensino secundário oriundos de todo o País que, de forma totalmente gratuita, numa organização da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, da Fórum Estudante e da Câmara Municipal de Peniche, vão poder conhecer o valor estratégico do Mar, em todas as suas vertentes, com atividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia, ao turismo e à história

“É com o maior orgulho que a ESTM e o Politécnico de Leiria participam mais uma vez na organização da Semana Tanto Mar, uma Academia que quer despertar o interesse dos jovens para a as atividades ligadas ao mar, em vertentes tão diversas como a cultura, a história, a economia, o desporto e a ciência. São já dez anos de história em que, ano após ano, o interesse cresce e vamos conquistando a atenção destes e de outros jovens em todo o País para este enorme capital de que dispomos, e em que vale a pena apostarem no seu futuro”, sublinha Sérgio Leandro, subdiretor da ESTM.
A chegada a Peniche aconteceu a 2 de setembro, depois de uma visita ao Oceanário de Lisboa durante a manhã, e a primeira atividade em que participaram foi um peddy-paper por Peniche que lhes permitiu conhecer a história e a cultura local.
A palestra sobre a Reserva da Biosfera da UNESCO, que foi uma antevisão da atividade agendada para o dia 3 que é uma viagem à Reserva da Biosfera das Berlengas, com direito a passeio pela ilha, visita ao farol e batismos de mergulho.
Como em Peniche Mar é também sinónimo de Desporto, na praia da Cova da Alfarroba, os estudantes serão desafiados a testar as suas capacidades numa aula de surf, e vão visitar o Centro de Alto Rendimento de Surf, com um momento de interação com alguns dos surfistas residentes. Neste dia, decorrerá ainda um workshop com o apoio do ISN (Instituto de Socorros a Náufragos).
A Economia do Mar estará também em destaque nesta Academia de Verão, com uma visita à empresa Docapesca e ao Festival Sabores do Mar e, no âmbito da Investigação Científica, vão conhecer os projetos desenvolvidos no centro de investigação CETEMARES – MARE-IPLeiria e realizar algumas atividades relacionadas com cada um deles.
O quinto dia de atividades terá São Martinho do Porto e a Lagoa de Óbidos como cenário, e atividades aquáticas e birdwatching como propostas. À noite realiza-se a Grande Gala Semana Tanto Mar, com a presença de 50 participantes em edições passadas desta Academia como forma de assinalar o seu 10.º aniversário.
A Semana Tanto Mar 2019 conta com o apoio dos municípios de Alcobaça, Óbidos e Caldas da Rainha, mas também de organismos e empresas como Marinha Portuguesa, Docapesca, Peniche Surfing Club, Haliotis, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Viamar, Oceanário de Lisboa e Clube Náutico de São Martinho do Porto.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar