11-10-2018 JL Imprimir PDF     Print    Print

Novo Centro de Saúde da Nazaré terá consultas de Saúde Oral

Foi assinado, o Protocolo de colaboração entre a ARSLVT e o Município da Nazaré para a promoção da “Saúde Oral para todos” e que permitirá a implementação de Consultas de Saúde Oral no novo Centro de Saúde da Nazaré.

“Este acordo é uma continuação da política de qualificação do território e de criação de condições de bem-estar que permitirão a obtenção de ganhos em saúde e qualidade de vida das pessoas” diz Walter Chicharro, Presidente da Câmara da Nazaré, que assinou o protocolo, ontem de manhã, em Lisboa.
O Município da Nazaré ficará responsável pelo financiamento do equipamento técnico (investimento estimado em 47 mil euros), e o Ministério da Saúde pelos Recursos humanos necessários à realização de consultas de medicina dentária no novo Centro de Saúde, cuja conclusão é apontada para dentro de alguns meses.
“Tratam-se de investimentos definidos como prioritários na equidade e acesso adequado aos cuidados de saúde primários pelos munícipes mais vulneráveis, ou seja, os que vivem com maiores dificuldades económicas, de mobilidade e sociais” e que inviabilizam a chegada a alguns serviços, tais como os da saúde.
O autarca refere que este foi um dos primeiros passos para ir ao encontro das necessidades de resposta em saúde e higiene oral.
“Depois deste protocolo, que abrange as três freguesias do concelho da Nazaré, irei ponderar, juntamente com a ARSLVT, a colocação de cadeiras de dentista para prestação deste serviço em cada uma das Unidades de Saúde em Valado e em Famalicão, num claro investimento na saúde dos nossos concidadãos”.
A Autarquia tem desenvolvido várias ações a nível local para a promoção do bem-estar e da saúde, que vão ao encontro das exigências das populações em termos de qualidade assistencial e prontidão de respostas.
A contratação de uma nutricionista, que colabora na sensibilização da população para hábitos de alimentação mais saudáveis, na prevenção de doenças relacionadas com obesidade, sedentarismo e uma alimentação menos regrada, ou na elaboração das ementas escolares e das IPSS, mas também através do desporto, nomeadamente com o investimento em equipamentos de acesso gratuito, e a qualificação do território, que promovem a mobilidade são alguns exemplos.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar