10-10-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

PCP/Viseu destaca percurso do capitão de Abril Diamantino Gertrudes da Silva

Redação, 10 out (Lusa) - O PCP/Viseu destacou o percurso do capitão de Abril Diamantino Gertrudes da Silva, hoje falecido, prestando homenagem pública "ao militar valoroso, democrata empenhado, humanista e homem de cultura".

O coronel Diamantino Gertrudes da Silva morreu hoje aos 75 anos, informou a Associação 25 de Abril, destacando a atividade que desenvolveu no movimento dos capitães e nas operações militares da revolução de 1974.

Num comunicado assinado pelo presidente da Associação 25 de Abril, o coronel Vasco Lourenço escreve que Diamantino Gertrudes da Silva foi um “militar de Abril de todas as horas”.

Vasco Lourenço lembra que “foi o mais antigo dos quatro capitães que em Viseu, no RI14, desenvolveram grande atividade no Movimento dos Capitães”, atividade que “alargaram a toda a zona centro, como dinamizadores da conspiração”.

“As suas militâncias envolveram então oficiais de Lamego, Guarda, Coimbra, Aveiro, para só referir as mais significativas”, acrescenta Vasco Lourenço.

No comunicado, no qual expressa “sentidas condolências à família do capitão de Abril, o PCP/Viseu realça ainda que Diamantino Gertrudes da Silva foi um “democrata convicto até que a saúde o deixou”, e “um difusor empenhado e entusiasta dos ideais de Abril, levando, sobretudo às escolas e coletividades, os valores da liberdade, da democracia e da justiça social, objetivos maiores da Revolução dos Cravos”.

Nas operações militares do 25 de Abril, Gertrudes da Silva comandou a companhia que saiu de Viseu, juntamente com as forças oriundas de Aveiro e Figueira da Foz, tendo um “papel determinante em Peniche”, onde controlou o Forte, que então era uma prisão com presos políticos.

Além do seu papel na revolução de 1974, que derrubou a ditadura, Gertrudes da Silva escreveu vários livros.

 

MC (ZO) // SR

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar