30-08-2018 JL Imprimir PDF     Print    Print

Praia da Nazaré candidata à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015

A Câmara da Nazaré investiu em novas estruturas de apoio de praia, tornando-a numa das mais acessíveis do país. As candidaturas à certificação ambiental internacional ISO 14001:2015 e ao galardão Praia Mais Acessível serão os próximos passos.

O investimento realizado para este verão, que acontece no âmbito de uma candidatura apresentada pela Autarquia a fundos disponibilizados pelo Turismo de Portugal, traduziu-se na colocação de mais 7 rampas no areal; sinalizadores para peões com deficiência visual no início das rampas e das passadeiras; estrados em plástico reciclado que substituíram os antigos em madeira (num total de 629, são mais seguros para o utente e mais amigos do ambiente); 9 novos lava-pés; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e contentores para recolha seletiva de resíduos.
O reforço do acesso ao areal e ao mar foram duas das principais apostas do projeto. Na zona norte da praia e na zona antes do Estádio do Viveiro, os estrados estendem-se até duas áreas de sombra (com uma pérgula coberta) destinadas a utentes com cadeiras de mobilidade condicionada. Estas rampas de acesso confinam com uma passadeira tipo Mobi-Mat de 25 metros, que se estende praticamente até à água, permitindo um serviço de banhos assistidos, realizado com o auxílio de nadadores-salvadores e duas cadeiras anfíbias (existentes na zona norte e zona do estádio).
É no acesso à Biblioteca de Praia (próxima da sede da Capitania do Porto da Nazaré) que se localiza mais uma das inovações desta época balnear: uma Placa em 3D legendada em Braille, disponibilizando a informação e localização dos apoios de praia existentes a portadores de deficiência visual. No âmbito da melhoria da comunicação acessível, foi ainda criada uma página no site da Câmara Municipal com conteúdos relativos à oferta de serviços e atividades nesta praia.
Até a final da época balnear deverá ficar concluído o processo de certificação ambiental da Praia da Nazaré (ISO 14001:2015 – uma norma de certificação ambiental internacionalmente reconhecida que tem como objetivo criar equilíbrio entre a rentabilidade e a redução do impacte ambiental de uma organização).
O Município pretende, ainda, candidatar a Praia ao Galardão Praia Mais Acessível 2018, pelas condições que disponibiliza, designadamente o acesso pedonal fácil e livre de obstáculos, a partir da via pública envolvente, até uma entrada acessível da zona balnear; estacionamento ordenado e com lugares reservados para viaturas ao serviço das pessoas com deficiência condicionadas na sua mobilidade, localizados o mais próximo possível dessa entrada; rede de percursos pedonais acessíveis na praia, totalmente livre de obstáculos e de interrupções, que incluiu passadeiras no areal; rampas com corrimãos para compensar os desníveis e degraus existentes; informação ao público à entrada da praia e na página eletrónica do município, detalhando as condições de acessibilidade e os serviços de apoio disponibilizados às pessoas com mobilidade condicionada; equipamentos anfíbios para o banho; espaços de acolhimento e apoio com sombra, reservados a pessoas com mobilidade condicionada; código de cores para daltónicos "ColorAdd" em bandeiras indicadoras do estado do mar e em contentores para recolha seletiva de resíduos; entre outros.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar