09-05-2018 Imprimir PDF     Print    Print

Vasco d’Avillez homenageado pelos 50 anos de carreira

Vasco d’Avillez foi homenageado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), numa cerimónia que decorreu no Centro Cultural do Cartaxo, no passado dia 30.

O homenageado agradeceu a distinção, estando “contentíssimo” com o seu percurso
O homenageado agradeceu a distinção, estando “contentíssimo” com o seu percurso e trabalho desenvolvidos. Teve ainda tempo para referir o papel importante que a AMPV desempenha no setor, fazendo a ligação entre o vinho e o território.
Presidente da Comissão Vitivinícola da Região dos Vinhos de Lisboa desde 2011, Vasco d’Avillez, que completou há pouco 70 anos, foi ainda presidente da ViniPortugal, diretor do grupo Symington, Port and Madeira Shippers e vice-presidente de A. A. Cálem & Filho, Lda.
Iniciou o seu percurso profissional no setor vitivinícola em 1970 como Chefe do Serviço de Relações Públicas da J.M. da Fonseca Internacional Vinhos, onde esteve 1977.
Até ocupar o cargo de presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa (em janeiro de 2011), entidade responsável pela promoção e certificação dos vinhos desta região, foram várias as empresas e os países por onde Vasco d’Avillez passou. Em 2015, foi condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito Agrícola pelas mãos do anterior Presidente da República, Cavaco Silva.
Luís Vieira, secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, esteve presente na gala em representação do Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos e leu uma mensagem a Vasco D’Avillez onde referia que “é um momento de justa e merecida homenagem a uma das personalidades mais marcantes do mundo do vinho”.
“Vasco d’Avillez é um homem extremamente afável, homem de cultura, um bom contador de histórias, dono de um sentido de humor refinado, e que dedicou 50 anos da sua vida ao mundo do vinho”, referiu o secretário de Estado.
O governante falou do trabalho dos viticultores, empresários e enólogos “que fazem com que este setor se afirme cada vez mais, não só com produtos diferentes, mas de grande reconhecimento a nível mundial”.
Durante o seu discurso, o responsável pela pasta da Agricultura apresentou ainda alguns números relativos ao setor que nos últimos 15 anos mudou muito a nível de imagem, qualidade e afirmação, destacando que o vinho português está presente em mais de 150 países e tem um volume de exportação que ascende a 780 milhões de euros.
Os ‘Vinhos de Lisboa’ exportam já cerca de 75% do que produzem, sendo que os principais mercados são países nórdicos, Brasil, EUA, Benelux, Rússia, China e Angola.
A Região Vitivinícola de Lisboa inclui as Denominações de Origem de Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire, Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras.
Nesta gala foram ainda entregues os “Prémios AMPV”, que compreendem as categorias “Revelação”, “Enoturismo”, “Museu do Vinho”, “Entidade do Ano de 2017” e “Personalidade do Ano de 2017”.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar