19-07-2021 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

PCP pede abertura diária da extensão de saúde de Vilar

Após a mobilização para uma concentração no dia 5 de julho, na qual participou cerca de uma centena de pessoas, o deputado do PCP, Duarte Alves, entregou na Assembleia da República uma pergunta dirigida à Ministra da Saúde, sobre os problemas existentes na extensão de saúde de Vilar, pertencente à Unidade de Cuidados de Saúde Primários (UCSP) do Cadaval e que passou a estar aberta apenas duas vezes por semana.

Concentração no dia 5 de julho junto à extensão de saúde
A extensão serve mais de 2.500 utentes e nos últimos meses, “devido à falta de recursos humanos, em vez de estar aberto todos os dias, como acontecia anteriormente, passou a estar aberta apenas duas vezes por semana, pondo em causa o acesso das populações aos cuidados de saúde”, é dito no requerimento apresentado na Assembleia da República.
“As necessidades do centro de vacinação do Cadaval têm sido supridas com os recursos da UCSP, sem que tenha havido um pleno reforço dos meios humanos para servir as populações na atividade regular. O combate à epidemia da Covid-19 não pode significar que se deixe de lado todas as outras doenças e a prestação de cuidados”, sustenta o PCP.
O requerimento sublinha que “não é aceitável que a população de Vilar continue a deparar-se com atrasos na prescrição de exames médicos, com o aumento de tempos de espera para a marcação de consultas, registando-se mesmo casos em que a revisão de medicação pós-cirurgia não foi feita no prazo recomendado, devido a estes atrasos”.
É perguntado à Ministra da Saúde que medidas vai o governo implementar para resolver este problema e garantir a reposição da reabertura diária da extensão de saúde de Vilar.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar