03-07-2019 Marlene Sousa Imprimir PDF     Print    Print

Sessão solene da Assembleia Municipal

“Bombarral já sente novo dinamismo”

A mudança que o Bombarral já sente e que se traduziu “numa nova vida que trouxe, com os eventos, milhares de visitantes, dando assim um novo dinamismo ao concelho”, marcou a tónica da sessão solene da Assembleia Municipal que teve lugar a 29 de junho, na Câmara Municipal do Bombarral, no âmbito das cerimónias oficiais das comemorações do 105º aniversário. Como é habitual, foi um momento de reflexão, pontuado por aplausos, depois do discurso do presidente da Câmara, que salientou ser o “tempo do Bombarral”, com uma grande “promoção de todos virem descobrir o concelho”.

Sessão Solene da Assembleia Municipal do Bombarral foi um momento de reflexão
“Estamos no coração do Oeste”, por isso, “estamos a apostar na atratividade das caraterísticas únicas do Bombarral”, salientou Ricardo Fernandes, revelando que voltaram a ter a “quinzena gastronómica do coelho, novamente com a adesão dos nossos restaurantes”.
“Em fase de iniciar obra está a abertura da rua do comércio e em fase de projeto a nova loja do cidadão”, referiu o autarca, revelando que faz parte da estratégia de “lutar pela revitalização do nosso comércio tradicional, criando serviços âncora de forma a criar fluxos de pessoas neste local”.
O autarca destacou ainda as obras em infraestruturas tão fundamentais, como é o caso do “mercado municipal, que se encontra já em desenvolvimento, tornando-o mais moderno e atrativo”.
No que diz respeito à intervenção no espaço público revelou também que já estão a proceder “à remodelação dos sanitários da mata municipal, dotando-os de melhores condições e a criação de um sanitário para pessoas com mobilidade condicionada”. A mata municipal é para o presidente da Câmara “um dos ex-libris do nosso concelho e o nosso maior cartão de visita na promoção da sustentabilidade ambiental”.
Ricardo Fernandes destacou a parceria entre o Município de Bombarral e o Município de Cadaval para a construção de um novo canil, obra “essa que já está em fase muito adiantada”.
Quanto ao ambiente, referiu o projeto entre a Câmara Municipal de Bombarral, OesteCIM e Oeste Sustentável, que permitiu a “substituição de 3.000 luminárias por LED, que, além de uma elevada redução dos gastos com eletricidade pública, proporciona uma maior otimização de luz no concelho”.
E como o futuro do Bombarral também se faz com as “pessoas”, Ricardo Fernandes salientou a importância de terem lançado este ano o orçamento participativo. “Um instrumento que permitirá aos bombarralenses apresentar projetos, votá-los e assim determinar aquele que a autarquia irá implementar”, adiantou.
E porque Bombarral é um concelho adaptado às novas tecnologias e à inovação, hoje é, segundo o presidente da autarquia, uma realidade “o sistema de wi-fi instalado e gratuito nas principais zonas da vila”.
Mas também no processo de modernização administrativa está “já implementado o sistema de fatura de água eletrónica, com o objetivo da diminuição da utilização do papel e otimização dos serviços”, apontou.
Ricardo Fernandes falou ainda de obras tão esperadas pelos bombarralenses, como foi o “caso do asfaltamento da EN8, de São Mamede ao Bombarral, que foi possível fazer depois de uma estreita articulação entre este executivo e as Infraestruturas de Portugal”.
O presidente da Câmara lembrou o sucesso da primeira edição do Fórum Saúde, que contou com a presença da ministra da Saúde, e que recebeu “centenas de pessoas”.
Foi também realçada a assinatura da segunda fase do “regadio de Óbidos e Bombarral, que contou a presença do Primeiro Ministro e do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural no concelho”.
A sessão solene teve intervenções dos representantes dos partidos com assento neste órgão autárquico, como foi o caso de Olga Rainho, pelo CDS/PP, Conceição Brasão, pela CDU, Vanda Laura, pelo PSD, e de José Cruz Oliveira, pelo PS.
A sessão contou ainda com a intervenção do presidente da Assembleia, Jorge Gabriel Martins.

Ministros do Planeamento e Administração Interna no Bombarral

O Bombarral foi o Município escolhido pelo Governo para a assinatura da 6.ª edição do Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL), que será rubricada no dia 3 de julho pelo ministro do Planeamento, Nelson Sousa, e pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. A cerimónia terá lugar pelas 16h00 no Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar