03-07-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Pequenos "investigadores" na OesteCIM

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), nas Caldas da Rainha, recebeu no dia 25 de junho cerca de 150 alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico que apresentaram os resultados dos trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do Projeto Oeste + Ciência, um projeto inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso escolar – Aluno ao Centro.

O objetivo foi despertar o interesse dos alunos da Região Oeste pela ciência
Em linha com os objetivos temáticos do Acordo de Parceria do Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, a iniciativa veio reforçar a aposta da OesteCIM no desenvolvimento de ações socioeducativas de referência que visam o combate ao insucesso escolar através da partilha constante de boas práticas e experiências junto dos líderes educativos do território – professores, pais e encarregados de educação.
O Projeto Oeste +Ciência teve por objetivo despertar o interesse dos alunos da Região Oeste pela ciência através da elaboração dos projetos em sala de aula e da realização de visitas de estudo que permitiram observar, recolher informação e interagir com o meio envolvente, conhecendo melhor o território. No final, os pequenos investigadores realizaram um póster sobre uma das áreas científicas de maior relevo da Região Oeste - agricultura, ambiente e oceanografia.
"Compostagem", "Animais Feios e Equilíbrio Ambiental", "Vida na Zona Entremarés", "Ecologia Marinha", "Utilidade das Plantas" deram mote ao desenvolvimento dos pósteres apresentados por 12 turmas de 8 escolas dos Municípios de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos e Torres Vedras, num total de 257 alunos que, durante o Projeto Oeste +Ciência, foram acompanhados por uma equipa especializada nas áreas da biologia.
A OesteCIM é composta pelos Municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar