09-06-2015 Sociedade, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 09 jun (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

 

MADEIRA: Comemorações dos 600 anos da região baixam a Comissão de Política Geral

 

A Assembleia Legislativa da Madeira decidiu hoje por unanimidade fazer baixar à Comissão de Política Geral, por 30 dias, a proposta de decreto legislativo regional do PCP para criar uma comissão para as comemorações dos 600 anos do arquipélago.

O PSD chegou a chumbar o projeto na especialidade, lembrando que a opção era “esperar pela iniciativa do Governo Regional”.

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD, Jaime Filipe Ramos, lembrou que o programa do XII Governo Regional já fixava, como prioridade política, a comemoração "com dignidade", em 2018, dos 600 anos da descoberta da Madeira.

O líder do Grupo Parlamentar do PCP, Edgar Silva, sugeriu, então, que a proposta comunista baixasse à Comissão de Política Geral por um período de 30 dias para poder ser objeto de melhorias por parte de todos os partidos, incluindo do Governo Regional. Foi essa sugestão que ficou aprovada por unanimidade.

O PSD defende a criação de uma Comissão Executiva e de uma Comissão de Acompanhamento para as comemorações, em que deverão ter assento a Assembleia Legislativa e personalidades da sociedade madeirense.

 

 

SINTRA: Executivo aprova adesão à campanha "Autarquia sem Glifosato"

 

A Câmara de Sintra aprovou hoje, por unanimidade, uma moção no sentido de aderir à campanha "Autarquia sem Glifosato", promovida pela associação ambientalista Quercus, que visa combater a aplicação deste tipo de herbicida em espaços públicos.

Segundo a moção proposta pelo movimento independente Sintrenses com Marco Almeida, o herbicida à base de glifosato foi recentemente considerado pela Organização Mundial de Saúde como "carcinogénio provável para o ser humano", desaconselhando a sua utilização em espaços urbanos e de lazer.

Nesse sentido, "em nome da proteção da saúde pública e do ambiente", o executivo municipal decidiu que a autarquia deixará de utilizar este tipo de herbicida em espaços públicos, alargando a iniciativa às freguesias do concelho.

 

NAZARÉ: Forte de S. Miguel Arcanjo premiado com o “Certificado de Excelência” pela TripAdvisor

 

O Forte de S. Miguel Arcanjo foi premiado com o “Certificado de Excelência” do TripAdvisor, um dos maiores ‘sites’ de viagens, onde estão disponíveis sugestões de locais e opções de viagem em todo o mundo, divulgou hoje a Câmara da Nazaré.

Este prémio foi atribuído ao Forte de S. Miguel Arcanjo por ter sido reconhecido, pelos que o visitaram, como “um dos melhores estabelecimentos do setor” turístico e cultural, refere uma nota de imprensa.

O forte adquiriu uma dimensão universal, por se enquadrar no projeto das Ondas Grandes (que se realiza de outubro a novembro), tendo a câmara tomado a iniciativa de o abrir ao público, pela primeira vez, no verão passado.

Entre 06 de junho a 16 de setembro de 2014, 37 mil pessoas visitaram o monumento, que reabriu em março deste ano e irá manter-se de portas abertas a visitas até meados de dezembro.

 

 

NAZARÉ: Reabertura do Parque da Pedralva

 

O Parque da Pedralva, na Nazaré, reabre ao público na quarta-feira, após uma requalificação da autoria do arquiteto Álvaro Manso.

De acordo com o projeto, a recuperação do Parque da Pedralva e Monte Branco, incluindo o miradouro no Monte Branco, situado a nascente da Vila da Nazaré “teve por base o conhecimento do conjunto de características socioculturais, arquitetónicas, de linguagem, de hábitos que caracterizam o lugar e que indicam o carácter do lugar”, explica a autarquia em nota de imprensa.

Da requalificação fez parte a criação de duas praças de encontro; a eliminação do campo de ténis; a abertura do espaço com uma grande clareira relvada; a criação de um novo acesso pedonal a sul pelo Monte Branco; a recuperação de parte dos caminhos principais; um novo traçado de caminho principal de melhor enquadramento ao parque infantil existente; a recuperação de diversas estruturas existentes, entre outros.

 

DYA/EC/LYFS // ROC

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar