31-08-2021 Marlene Sousa Imprimir PDF     Print    Print

Projeto do Aldi vence prémio internacional

O projeto do gabinete de arquitetura e engenharia HA+ para o supermercado Aldi de Peniche, cujo intuito passou por conservar o legado histórico de um acervo com cerca de 400 metros quadrados de vestígios arqueológicos romanos encontrados no terreno onde a loja foi construída, venceu um prémio internacional.

A loja foi inaugurada no início de 2021
O projeto recebeu o prémio Selection na competição “Iconic Awards: Innovative Architecture”, organizada pelo German Design Council na categoria “Architecture Retail”.
Este projeto desenvolvido pela HA+ para a Aldi Portugal, e que faz parte do plano de expansão da grande retalhista alemã no país, revelou-se “um desafio muito particular”, diz o gabinete de arquitetura “Ha+ Architecture + Engineering”, em nota de imprensa.
No terreno onde a loja foi construída, foram encontrados vestígios arqueológicos romanos, numa extensão de 400 metros quadrado, datados entre os séculos I a.C. e III d.C. Coube à HA+, em articulação com a Direção Geral do Património Cultural, “encontrar as soluções mais eficazes para que o novo edifício e as suas especificações funcionais pudessem ajustar-se a este legado histórico, assegurando o equilíbrio da paisagem urbana atual”, explica o documento.
“A proposta elaborada pela HA+ refletiu essa preocupação, ao garantir o equilíbrio entre as especificações funcionais e contemporâneas do edifício de retalho e o património encontrado”, adianta a nota.
O projeto Aldi Peniche revelou-se “desafiante e complexo”. Segundo o documento “graças a uma equipa experiente e motivada que, em articulação com a Direção Geral do Património Cultural, soube encontrar as melhores soluções, todos os obstáculos foram ultrapassados com celeridade, o que permitiu que a loja inaugurasse ainda no início de 2021”.
O “German Design Council” é um centro especializado em design e arquitetura e premeia, nesta competição, seis categorias: Architecture, Interior, Product, Communication, Concept e Innovative Material.
Trata-se da primeira competição internacional independente de arquitetura e design que consagra a interdisciplinaridade.
Este prémio reconhece projetos de arquitetura visionários, de design de produto inovador e comunicação sustentável, nos sectores da arquitetura, construção, de imobiliário e da indústria de produção.
A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 11 de outubro, em Munique.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar